Saúde lança Cidade Amiga do Idoso

Em comemoração ao dia 1º de Outubro (Dia Mundial do Idoso), a Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Ministério Público de Goiás, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal do Idoso, e Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, realizam nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, das 8h às 16h, no Ministério Público de Goiás o Segundo Seminário Boas Práticas no Cuidado com a Pessoa Idosa “Cidade Amiga do Idoso”.

Será lançado o projeto de inclusão social Cidade Amiga do Idoso com a adesão das cidades de Itumbiara, Aparecida de Goiânia e Goiás que vão assinar o compromisso de desenvolverem ações e serviços de saúde, educação, assistência social, acessibilidade, mobilidade, inclusão social, participação social e segurança. O objetivo é conseguir o título de Cidade Amiga do Idoso junto à Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

A proposta permite a remodelagem estrutural dos municípios para melhor atender as pessoas com mais de 60 anos, oferecendo segurança e equipamentos de acessibilidade e mobilidade em vias públicas. A cidade que se adequar aos parâmetros exigidos pelas instituições internacionais ganha o selo de Cidade Amiga do Idoso.

O encontro contará com a presença do professor Ângelo José Gonçalves Bós que relatará a experiência de Porto Alegre que já é Cidade Amiga do Idoso. Ele é pós-doutor em envelhecimento pela Universidade de Hopkins em Baltimore, EUA.O evento tem como público alvo promotores de justiça, assessores do MP, profissionais das políticas setoriais como: saúde, assistência social, educação, meio ambiente, esporte, lazer e conselheiros do idoso.

“É importante que os municípios goianos se mobilizem para aderir à proposta da Cidade Amiga do Idoso; uma cidade não deve ser vista somente como concreto e asfalto, mas a extensão do nosso lar, cuidado, acolhimento, acessibilidade, mobilidade, para melhor viver em comunidade”, explica a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes.

Segundo a subcoordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SES, Marilene Gonçalves, os prefeitos goianos ou gestores em Saúde que tenham interesse em conhecer mais sobre esse projeto, entrar em contato pelo telefone 3201-7035. “Nós teremos o maior prazer em orientá-los a fazer parte desse processo para que adquiram, também, o selo da OMS”, diz ela.

Quedas matam – Em Goiás, os casos de queda representa um dos relevantes riscos à saúde da população idosa. De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade “SIM” do Ministério da Saúde, em Goiás, no ano de 2015, as quedas em idosos foram responsáveis pela 2ª causa de óbitos por motivos evitáveis e, entre 2010 e 2015, houve um aumento de 65% desses episódios envolvendo esse público.

Parcerias

O seminário contará com palestras sobre prevenção de Quedas, além do lançamento da Campanha que já conta com a parceria das 18 Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Promotorias de Justiça, Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Centro de Referência em Atenção a Saúde da Pessoa Idosa (CRASPI), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO), Federação de Idosos do Estado de Goiás (Fiego), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás CAU/GO e Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO – Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo