Saúde faz parceria com Fiocruz para oferta de cursos aos servidores

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest/SUS), dá um passo significativo para ampliar a oferta de cursos de aperfeiçoamento e qualificação aos servidores. Nesta sexta-feira, 22 de janeiro, às 10 horas, a equipe da SES-GO recebe a visita de dois representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Distrito Federal, para a celebração de uma parceria voltada à realização de cursos de pós-graduação na área da Saúde.

A Fiocruz é apontada como uma das mais importantes instituições nas áreas de ensino e pesquisa em saúde no País. Por isso, a parceria da SES-GO é considerada muito importante pelo secretário Leonardo Vilela. A comitiva da Fiocruz é integrada pela coordenadora e pela técnica da Escola da Fiocruz no DF, Maria Fabiana Damásio Passos e Fernanda Maria Duarte, respectivamente. As duas serão recepcionadas pelo secretário, pelo superintendente-executivo da SES-GO, Halim Antonio Girade, e pela superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro de Moura.

Inicialmente, as duas componentes da Fiocruz participam de uma reunião com o secretário, superintendentes da SES-GO e com representantes da Sest/SUS na qual serão debatidos e definidos a abrangência e o tipo de parceria a ser firmada entre as duas instituições.

Na sequência, a equipe da Fiocruz conhece a estrutura do Centro de Decisões e Informações Estratégicas em Saúde Zilda Armz Newmann (Conecta SUS). A unidade, inaugurada há pouco mais de um ano, reúne registros de diversos tipos de agravos e indicadores em Saúde e os disponibiliza, em tempo real, às 18 Regionais de Saúde do Estado. Devido à metodologia de ação, inédita no País, o Conecta SUS tornou-se referência para gestores de diversos Estados.

Na sequência, a equipe da Fiocruz faz uma visita à sede da Escola Estadual de Saúde Pública e participa de uma reunião na qual serão apresentadas a produção e discutidas as necessidades de formação e qualificação em saúde para a Escola de Saúde Pública, Centro de Educação Profissional de Saúde, Núcleo de Educação Permanente e Núcleo de Inovação Tecnológica.

No ano de 2015 a Sest/SUS possibilitou a formação de 773 servidores da SES-GO com a oferta de cursos de qualificação e aperfeiçoamento em diversas áreas como atenção primária em saúde, oficinas de planificação da atenção primária em saúde, oficinas de planificação da atenção primária, saúde bucal, saúde mental, capacitação pedagógica para docentes e preceptores dos programas de residência médica.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo