Rondônia cria projeto inspirado no Estudantes de Atitude
CGE-GO promoveu reuniões para orientar a implementação do projeto no estado parceiro
O Estado de Goiás é modelo para o programa “Estudante Auditor” do Governo de Rondônia, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O novo programa busca envolver a participação de alunos da rede pública do estado, com objetivo de promover a cidadania ativa e melhoria das condições escolares.
O projeto segue a metodologia do Estudantes de Atitude do Governo de Goiás. O lançamento foi realizado na quinta (27/6) pelo governador, Marcos Rocha. Durante a fase piloto, a iniciativa vai contar com a participação de quatro unidades escolares da rede pública de Rondônia, através do envolvimento direto dos alunos do ensino médio nas atividades propostas.
Acompanhamento
Desde o início do ano, a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) tem promovido reuniões para explicar a estrutura e o regulamento do Estudantes de Atitude.
Desde então, os rondonienses mantêm contato direto com a CGE-GO para esclarecimento de dúvidas e contatos. Outro destaque é que o sistema utilizado para a gestão do novo programa foi criado pelos goianos.
Para o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria da CGE-GO, Diego Ramalho, essa é uma prova de que o estado de Goiás vem se tornando referência em seus projetos que envolvem boas práticas, auditoria-cívica e a administração pública no País.
Estudantes de Atitude
O projeto da Controladoria-Geral do Estado de Goiás em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), tem por objetivo promover a prática da cidadania e a participação social dentro das escolas da rede pública do estado. Por meio de uma competição, os alunos são estimulados a exercerem práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção.
Implementado na rede pública goiana desde o ano de 2019, o projeto tem oportunizado uma verdadeira transformação na vida dos jovens goianos. Em 2023, o EA contou com 776 unidades escolares em 219 municípios de Goiás e 40 mil alunos participantes.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás