Programa de Compliance Público Municipal promove workshop com especialista da OGP

A Gerência de Educação Cidadã (GEEC) da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) realizou um workshop online destinado aos municípios participantes do Programa de Compliance Público Municipal (PCM), com o objetivo de orientar os gestores sobre a adesão ao Open Government Partnership (OGP) Local. O Encontro integra as atividades do eixo Transparência do PCM e foi transmitido ao vivo pelo canal da CGE no YouTube, onde ainda está disponível.  

“Esta foi a terceira live voltada para o eixo Transparência. Acaba sendo também um momento para orientações, alertas sobre as atividades e avaliações necessárias aos participantes do PCM”, enfatizou o superintendente de Transparência da CGE, Júnior José Costa, sobre as metodologias do Programa de Compliance Público Estadual (PCP), que em 2025 conta com a participação de 44 municípios. 

Abrindo o workshop, o líder de projetos da Gerência de Participação Social da CGE, Thiago Barros Fernandes, fez uma breve apresentação sobre a criação da OGP Local aos cerca de 65 participantes da live. Iniciada em 2016, hoje a iniciativa conta com 160 membros nos cinco continentes, entre estados e municípios. Entre eles, o Estado de Goiás. 

“O Programa de Compliance Municipal está inclusive dentro do primeiro ‘Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás’ aplicado para adesão do Estado à OGP. Uma temática (Governo Aberto) cada vez mais tratada em todo o mundo, e que queremos levar também aos municípios”, declarou Thiago. 

O treinamento teve ainda participação ilustre da Oficial de Programas da OGP Local para as Américas, Clorinda Romo, nas orientações sobre os critérios de adesão.  

Clorinda reforçou o compromisso da organização com o fortalecimento da transparência, participação social e inovação em políticas públicas e falou sobre as vantagens da participação na OGP Local. “Especialmente pela troca de informações e experiências positivas entre os participantes”, destacou a cofundadora da ONG mexicana Pase Usted e integrante da equipe fundadora do Laboratório para la Ciudad, no governo da Cidade do México. 

Complementando, Barros destacou qual deverá ser o papel dos municípios no projeto global. “Entendemos os municípios como a ligação com a população e seus anseios, por estarem na ponta de toda a estrutura governamental. A participação de cada um na OGP favorece o relacionamento com as demais instâncias e amplia o ecossistema de Governo Aberto”, decretou.  

A live de treinamento foi mediada pelo líder de projetos da Gerência de Educação Cidadã da CGE, Arthur Dornas.  

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo