Programa de Avaliação de Qualidade das Auditorias da CGE foi destaque em fórum do CNJ
Evento debateu temas práticos e teóricos da atividade de auditoria. A CGE-GO colaborou com a apresentação do processo de implementação do programa PAQ-Controle
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), por meio da Gerência de Auditoria de Monitoramento, marcou presença no 4º Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, entre 30 de julho e 1º de agosto, em Brasília. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A gerente de Auditoria de Monitoramento da CGE, Vânia Cristina Gonçalves da Silva, foi responsável por apresentar aos participantes a palestra ‘O Caminho para a Qualidade na Auditoria Interna’, que retratou a construção e implementação do Programa de Avaliação de Qualidade das Auditorias (PAQ-Controle) na CGE.
“Mostramos toda a trajetória de desenvolvimento do programa, desde os marcos evolutivos aos aprendizados institucionais e resultados obtidos”, explicou a gerente. Segundo ela, depois de vencer alguns desafios, como resistência de servidores, respostas das equipes e comunicação interna, os resultados do PAQ-Controle foram extremamente satisfatórios.
“A experiência com o PAQ mostrou que programas de avaliação da qualidade, quando construídos com envolvimento, escuta e adaptação contínua, tornam-se ferramentas estratégicas para a melhoria da auditoria interna. Ao final, o programa se tornou um instrumento de aprendizagem, fortalecimento e valorização do auditor no processo de aperfeiçoamento da gestão pública”, analisou a especialista.
Vânia dividiu o painel com o professor e auditor do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Diocésio Sant’Anna, e ainda participou de mesa-redonda conduzida pela auditora-geral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Terezinha Vitória.
Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o evento teve apoio dos órgãos do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário – SIAUD-Jud. O objetivo foi difundir as melhores práticas adotadas pelos órgãos públicos, elevando o conhecimento dos servidores do Poder Judiciário e promovendo constante melhoria da avaliação dos processos de gerenciamento de riscos, controles internos, integridade e governança.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás


