Prêmios do PCP 2024 e adesão de Goiás à OGP foram as temáticas do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção 

Os integrantes do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção se reuniram, de forma virtual, na tarde da última quarta-feira (24/4), para compreender como serão as regras dos prêmios do Programa de Compliance Público 2024 da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Este ano, haverá quatro premiações: Governança, Ética e Responsabilidade, Ouvidoria e Goiás Mais Transparente.   

A 65ª reunião ordinária foi conduzida pelo subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Diego Ramalho. O gerente de Transparência Institucional da CGE, Júnior José Costa, apresentou detalhes da sexta edição do Prêmio Goiás Mais Transparente, bem como as metodologias, o cronograma e a entrega dos selos de qualidade Diamante, Ouro e Prata aos órgãos, autarquias e empresas públicas estaduais, de acordo com as avaliações de transparência.   

O gerente de Ouvidoria-Geral da CGE, Andrei Lima, abordou sobre o lançamento do prêmio Ouvidoria, buscando enaltecer o trabalho dessa importante unidade dentro das pastas. Atualmente, a Rede de Ouvidorias do Estado é composta por 14 ouvidorias setoriais e 34 adjuntas. A título de premiação, elas foram divididas em três grupos, seguindo critérios de importância e quantidade de manifestações recebidas. A entrega dos troféus está prevista para março de 2025. 
 
Já a gerente de Auditoria de Compliance Público da CGE, Lucimar Prado e Silva, detalhou sobre o 1° prêmio de Governança, que busca reconhecer as boas práticas de governança e gestão pública, especialmente aquelas com relevância no ESG (Ambiental, Social e Corporativa).  

OGP – Outro tema da reunião do Conselho foi a adesão de Goiás como novo membro local à iniciativa internacional de Governo Aberto – Open Government Partnership (OGP). Para a OGP, um Governo Aberto é aquele que coloca o cidadão como prioridade e adota medidas concretas para o fortalecimento da transparência das informações e atos governamentais, combate à corrupção, fomento à participação cidadã, responsabilidade na gestão dos recursos públicos, integridade nos setores público e privado, entre outros objetivos.  

Sobre o Conselho – O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, normativa e fiscalizadora, integrante da estrutura da CGE com a finalidade de promover a transparência da receita e dos gastos públicos. 

Fazem parte do Conselho os membros da CGE; Casa Civil; Secretaria de Economia; Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Secretaria de Administração (SEAD); Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO); Associação Goiana de Imprensa; Fórum Empresarial; Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás; Fórum das Universidades Privadas; UEG; UFG; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas dos Municípios; Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás; Ordem dos Advogados do Brasil; Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos do Estado de Goiás; Comitê para Democratização da Informática e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Goiânia.  

Para assistir à reunião do Conselho, acesse o perfil da CGE no Youtube.  

Para saber mais sobre o Conselho, acesse aqui.  

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo