Plantio de 70 mil árvores marca o Dia do Cerrado

Para comemorar o Dia do Cerrado, a Secretaria das Cidades e do Meio Ambiente (Secima) vai plantar 70 mil árvores no Parque estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). Cortado pela BR-153, o parque fica na saída de Goiânia para Brasília e representa a maior área verde da Região Metropolitana da capital. Juntamente com o Parque do João Leite, os dois parques somam área contínua de 4.964 hectares, ocupada por ecossistemas florestais que estão entre os mais devastados do mundo.

O plantio das mudas é uma compensação ambiental pelo impacto causado com a duplicação da BR-050, e soma mais de R$ 2,3 milhões em investimentos desde a preparação do terreno até a manutenção das árvores plantadas. O lançamento do plantio será às 9 horas desta sexta-feira (11/9). Na ocasião, o secretário da Secima, Vilmar Rocha, vai assinar ordem de serviço para reforma da sede administrativa do Peamp no valor de R$ 360 mil.

Cerrado

Pouca gente sabe, mas setembro é o mês do Cerrado. Por todo o Estado, as comemorações vão ocorrer principalmente em 11 de setembro, o Dia Nacional do Cerrado. Mais do que uma festividade, a data serve de alerta sobre os riscos que o maior bioma goiano e o segundo maior do Brasil, tanto em área quanto em biodiversidade, tem sofrido nos últimos quarenta anos.

Para o secretário Vilmar Rocha, o Cerrado precisa fazer parte cada vez mais do cotidiano das pessoas. “Nós, em Goiás, ouvimos falar mais da Amazônia do que do Cerrado. Sem desmerecer a importância da Amazônia, é preciso saber que o Cerrado é o ponto de equilíbrio entre praticamente todos os outros biomas brasileiros: uma região que abriga uma das maiores biodiversidades do planeta”, diz.

Com objetivo de informar e educar a população sobre a importância de se preservar o Cerrado, a Secima está realizando uma série de ações ao longo de todo o mês de setembro em diversas cidades do Estado. São atividades educacionais, como palestras, oficinas e debates, mas também trabalhos de recuperação de nascentes e plantio de árvores. “Vamos colocar a mão na massa e envolver muita gente que se importa com o futuro das próximas gerações”, afirma Vilmar.

Semana da Árvore

Na região Central de Goiás, o município de Ceres contará com mais uma edição da Semana da Árvore. Comemorado dia 21 de setembro, o Dia da Árvore será o ponto central de toda uma programação voltada para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. A Secima estará presente com a apresentação do Documentário DamNation e palestra sobre a situação hídrica de Goiás, às 19:30 da segunda-feira, dia 21. Alunos de ensino municipal de Ceres também vão participar da oficina de Documentário Ambiental, do dia 22 a 24. Ainda durante o evento, a Secima vai oferecer mudas de espécies nativas do Cerrado para o plantio urbano em toda a região de Ceres.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo