Política de Dados Abertos avança mais uma etapa em Goiás 

A Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), por meio da Gerência de Dados Abertos, realizou nesta segunda-feira (4/11) uma reunião técnica para definir os pontos centrais e as estratégias da política de dados abertos do Governo goiano.  

As atividades neste sentido estão em pleno desenvolvimento desde a publicação do Decreto nº 10.176/2022, o qual dispõe sobre o tema e consolida o 1º Plano do Governo Aberto do Estado de Goiás. 

Durante a reunião, foram apresentadas aos ouvidores setoriais as ações do Plano de Dados Abertos (PDA) para 2025, que inclui a catalogação das Bases de Dados e o Cronograma de abertura das informações no Portal de Dados Abertos do Estado. A elaboração do Inventário das Bases de Dados é um passo importante para promover a transparência e facilitar o acesso aos dados de diversas áreas, reforçando o compromisso do Governo de Goiás com a governança aberta e participativa. 

O 1º Plano do Governo Aberto do Estado de Goiás já passou por seis etapas, sendo a primeira o lançamento do Fórum de Governo Aberto de Goiás. Em outubro, foi concluída a segunda consulta pública para definição das ações de Governo Aberto que devem ser priorizadas pelo Governo, com a participação de mais de 55 mil contribuições dos cidadãos.  

A próxima e última etapa será a entrega efetiva do plano, que ficará em vigor até 2027. Por meio de suas ações, de transparência e da maior participação da população, o Governo espera otimizar a entrega de serviços e resultados em áreas essenciais como Educação, Saúde e Infraestrutura. 

Acesso aos dados 

A área de Dados Abertos do Estado de Goiás está disponível no endereço https://dadosabertos.go.gov.br. Ela fornece informações governamentais em formato acessível e reutilizável, permitindo a qualquer pessoa tratá-las para diversos fins, como pesquisa, desenvolvimento de aplicativos e análise de políticas públicas. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo