Planejando a aposentadoria
Assunto foi abordado durante ciclo de palestras promovido pela Superintendência de Gestão Integrada da CGE e GOIASPREV
Em atendimento ao Programa de Educação Previdenciária “Dia de Previdência – Cuidando do Amanhã”, promovido pela Goiás Previdência (GoiasPrev), a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), realizou um ciclo de palestras no dia 26 de novembro, no auditório Jaime Câmara, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O objetivo foi orientar seus servidores, sobretudo em vias de se aposentar, sobre aspectos relacionados ao tema.
Como se preparar para a aposentadoria, compreender os cálculos de seus futuros proventos e onde buscar o adequado preparo para essa transição foram alguns dos pontos abordados.
Abrindo o evento, o presidente da GOIASPREV, Gilvan Cândido da Silva, explanou sobre a atuação efetiva na orientação dos servidores e as competências da autarquia, responsável por gerir recursos previdenciários destinados à concessão de benefícios previstos em leis próprias. Tanto aos segurados e dependentes do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) quanto do Regime Próprio de Previdência dos Militares (RPPM) de Goiás.
“É importante que o servidor entenda que aposentar não é simplesmente assinar um papel. É preciso se preparar para o momento da aposentadoria e entender as melhores opções. Isso também é cuidar da população. Porque cuidar com responsabilidade dos recursos do Estado é cuidar do cidadão que paga seus impostos”, destacou Gilvan.
As regras e cálculos que orientam a aposentadoria atualmente foram abordadas pelo gerente de Concessão de Aposentadoria da GOIASPREV, Joseniro da Silva Coelho. Ele explicou como iniciar o planejamento previdenciário observando variáveis como: idade, início do efetivo exercício no serviço público, tempo de contribuição e averbações, mudanças das regras e direitos adquiridos.
“As reformas recentes mantiveram o direito adquirido. Então você não precisa correr para se aposentar, com medo de perder algum direito que já estava assegurado no momento da mudança. É preciso entender onde você se encaixava a partir dela para fazer o seu planejamento”, reforçou o gerente.
Ferramentas de Auxílio e um futuro diferente
Para ajudar os servidores públicos goianos nessa preparação, a GOIASPREV disponibiliza quatro ferramentas bastante didáticas em sua página na internet: a Cartilha Previdenciária, a Calculadora Previdenciária, o Simulador de Aposentadoria online e o Check-List dos documentos necessários para se aposentar. Estes instrumentos favorecem o acesso às informações, o planejamento e a celeridade do processo quando o servidor iniciar de fato o seu pedido de aposentadoria.
Mas, o que fazer depois de se aposentar? Os impactos psicológicos que esse momento pode ter na vida do trabalhador também são uma preocupação do Governo de Goiás. Com uma expectativa de vida cada vez maior e uma população idosa cada vez mais ativa, a psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental da GOIASPREV, Cristiany Barros, encerrou o evento reforçando a importância de se planejar para ‘pendurar as chuteiras’.
“Nos preparamos a vida toda, desde crianças, para trabalhar. Somos questionados o tempo todo sobre a profissão que queremos seguir, mas não somos preparados para nos aposentar”, provocou a psicóloga. Para ela, é cada vez mais importante programar o que fazer com o tempo antes empregado no trabalho e, principalmente, organizar a vida financeira, social e familiar. Estes aspectos certamente ajudarão a chegar emocionalmente bem na aposentadoria.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás


