Pesquisa revela que estudantes se sentem felizes nas escolas públicas de Goiás

Levantamento teve início no programa ‘Estudantes de Atitude’ da CGE, mas abrangeu toda a rede pública de ensino goiano e servirá para novas iniciativas na educação no estado

No dia 8 de maio, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), lançou um desafio especial aos estudantes goianos, convocando todos a responderem a pesquisa Felicidade Interna Bruta (FIB) em suas escolas. O questionário foi uma das missões propostas pelo projeto Estudantes de Atitude 2023, mas aberta à participação de todas as unidades da rede pública estadual. 

O objetivo era descobrir o grau de felicidade da comunidade escolar, por meio de uma série de perguntas online disponibilizadas no site www.fibnaescola.com.br, aplicada e divulgada pelos próprios alunos. E além de pontos na competição, as respostas podem ajudar a nortear novas iniciativas da CGE-GO e Seduc.

O resultado de todo esse levantamento será divulgado no dia 24 de agosto, às 10h30, pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e pela secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, durante live no canal do YouTube da CGE: @cgegoiasoficial. A live será aberta à participação geral, ressaltando a transparência como marca do Governo do Estado.

Entre os principais dados apurados, a pesquisa FIB alcançou 707 escolas da rede estadual de ensino. Foram entregues mais de 110 mil formulários respondidos por mais de 98 mil estudantes, mais de 7 mil professores e pedagogos, administrativos, gestores e servidores das Coordenações Regionais de Educação (CREs). Uma grande mobilização que apontou sentimento geral de felicidade entre a maioria dos participantes.

O que é FIB?

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou um indicador chamado Felicidade Interna Bruta, ou apenas FIB, para mostrar cientificamente a felicidade e o bem-estar geral da população. A ideia foi criar uma forma complementar às medidas tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para avaliar o desenvolvimento de uma nação.

A pesquisa mede os atuais níveis de satisfação humana – de forma dinâmica e também traz informações importantes para a política governamental – por meio de 72 indicadores, que cobrem 9 dimensões, consideradas os principais componentes da felicidade e bem-estar. Por exemplo, o bem-estar psicológico, uso do tempo, acesso à cultura, saúde, educação, meio ambiente, padrão de vida e governança.

Sugestão de Pauta:

Assunto: CGE-GO divulga resultado da pesquisa Felicidade Interna Bruta (FIB)
Data: 24 de agosto de 2023 (quinta-feira)
Horário: 10h30
Local: live transmitida pelo canal de YouTube da CGE-GO, @cgegoiasoficial

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo