Ouvidorias estimulam participação da sociedade

O cidadão dispõe de diversos canais de comunicação com órgãos públicos em Goiás. Esses canais visam ampliar a participação da sociedade e o exercício do controle social, assegurar o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados, numa relação que seja capaz de promover o aprofundamento da vontade social e proporcionar maior eficiência da gestão pública.

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) oferece alguns canais de atendimento ao público e o Sistema de Gestão de Ouvidorias é um exemplo. Ele tem diversas ferramentas, é um canal permanente e de fácil acesso, onde o cidadão pode se manifestar, de modo a estabelecer um relacionamento democrático e transparente com a administração pública estadual.

Por meio das ouvidorias, os cidadãos podem fazer reclamações (manifestação de desagrado, crítica sobre atividade estatal), elogios (reconhecimento ou satisfação), sugestões (idéia ou proposta para o aprimoramento dos serviços), denúncias (comunicação de irregularidades na administração pública) e pedidos de acesso à informação (manifestação em que o cidadão solicita, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), questionamentos específicos aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual).

As manifestações podem ser realizadas pelo site http://www.cge.go.gov.br/ouvidoria/; pelo telefone 162; pessoalmente, nas unidades Vap Vupt; formuladas presencialmente na CGE-GO; ou por carta remetida à Ouvidoria-Geral, Rua 82 nº 400, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 3º andar, Setor Sul, Goiânia-GO, CEP 74088-900. Dessa forma, a CGE-GO promove a aproximação entre a administração pública e o cidadão, com a determinação de que os serviços prestados e as políticas públicas sejam continuamente aperfeiçoados.

Governo na palma da mão

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