Ouvidorias apresentam relatórios de Gestão de Riscos do 2º quadrimestre de 2025 

Dados apontam evolução no atendimento às manifestações da população, como redução do tempo de resposta e melhoria da qualidade das soluções oferecidas 

Representantes das 15 ouvidorias setoriais do Estado de Goiás, que compõem o chamado G-15, estiveram reunidos na sede da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), no dia 9 de outubro, para apresentação dos relatórios de Gestão de Riscos do 2º quadrimestre de 2025.  
 

O G-15 é composto pelas secretarias de Economia, Administração, Segurança Pública, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente (Semad), Cultura, pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Saneago, Agência Goiana de Regulação (AGR), Detran e Goinfra. 

O objetivo é garantir o atendimento das demandas dentro de um prazo aceitável. Por isso, a cada quadrimestre as equipes se reúnem para avaliar e monitorar dados de cada pasta como tempo de resposta às manifestações, solução do problema, satisfação dos usuários e possíveis recomendações às atividades da Ouvidoria. 

Neste contexto, os órgãos apresentaram melhoras significativas, em relação ao primeiro quadrimestre de 2025. É o caso da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que reduziu o prazo médio de resposta de 7,1dias para 4,6 dias. A própria CGE também avançou de 5 para 3 dias em média. 

Queda também na quantidade de demandas atendidas fora do prazo legal, que é de 30 dias. Secretaria de Economia, AGR, Saneago e Saúde foram algumas que zeraram este item, não realizando nenhum atendimento fora do prazo. 

Os relatórios apontaram ainda evolução em critérios como qualidade das respostas oferecidas ao usuário, resolução da demanda e nota de avaliação final do usuário. Apenas duas ouvidorias receberam avaliação menor que 7 pontos: Segurança Pública, que teve nota média de 6,7; e a Saneago, com 6,9. 

“Nosso objetivo é melhorar as entregas ao cidadão e sua relação com o Estado. Também entendemos o impacto de cada manifestação, porque mesmo partindo de uma pessoa pode representar a insatisfação de vários moradores. Como uma reclamação de falta de água. Então esse monitoramento regular da resolutividade das Ouvidorias é muito importante”, enfatizou o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria Geral da CGE, Weyk Wagne Barbosa Gomes. 

Desempenho da CGE 

Especificamente na CGE, a Ouvidoria Setorial registrou 257 manifestações no 2º quadrimestre de 2025, sendo todas finalizadas dentro do prazo legal. Deste total, 146 manifestações foram tratadas e 111, inativadas ainda no âmbito da Ouvidoria.  

Em relação à classificação, foram verificadas 109 reclamações, 72 denúncias, 48 pedidos de acesso à informação (LAI), 15 elogios, 7 sugestões e 6 solicitações. 79% dos usuários que acionaram a ouvidoria responderam à pesquisa de satisfação, que resultou em uma nota média de 7,9 no quadrimestre. 

Para realizar qualquer manifestação ou pedido de informações de qualquer serviço prestado pelo Governo de Goiás, acesse https://www.go.gov.br/. 

Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo