Ouvidoria, Transparência e Educação Cidadã são temas da 73ª Reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção
A 73ª Reunião Ordinária do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção foi realizada nesta quarta-feira (17), na Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO). O encontro reuniu conselheiros e representantes de órgãos públicos, além de instituições parceiras para discutir os resultados de programas estratégicos voltados ao fortalecimento da transparência, participação social e do controle da administração pública.
A reunião foi aberta e conduzida pela chefe de gabinete da CGE, Alessandra Esteves, representando o presidente do Conselho, o secretário-chefe da CGE Marcos Tadeu de Andrade. Ela se apresentou aos integrantes e destacou os eventos promovidos durante a VI Semana Internacional Contra a Corrupção 2025. Entre eles, os Prêmios Goiás Mais Transparente, Ouvidoria Pública e Embaixadores da Cidadania.
O subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Weyk Wagne Barbosa Gomes, enfatizou o trabalho de monitoramento do Conselho para o Estado. “A última reunião presencial ocorreu em fevereiro de 2020. Nesse período, realizamos outras reuniões virtuais. O Conselho sempre foi muito importante e atuante com o compromisso da transparência e do combate à corrupção em Goiás”, pontuou.
Em seguida, a Gerência de Ouvidoria, representada pelo superintendente da Controladoria Especializada em Participação Cidadã, Ednilson Rodrigues, apresentou os resultados do Prêmio de Ouvidoria Pública com a avaliação anual 2025, que apontaram avanços no desempenho das unidades do Executivo estadual. Sendo que, das 49 ouvidorias avaliadas, 37 receberam o selo diamante na avaliação. Outro ponto de destaque foi a criação da Ouvidoria da Mulher Servidora no âmbito do Poder Executivo estadual, que tem expectativa de iniciar os trabalhos no próximo ano.
Na sequência, foi a vez do superintendente da Controladoria Especializada em Transparência, Júnior José Costa, expor os resultados do Prêmio Goiás Mais Transparente, que reforçaram a posição do Estado como referência nacional em transparência pública. Apenas em 2025, o Portal da Transparência registrou mais de 1,7 milhão de acessos. Os dados também apontaram avanços nos principais rankings nacionais, como o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) e o Mapa Brasil Transparente.
A reunião também contou com a apresentação dos resultados da 6ª edição do Projeto Embaixadores da Cidadania, coordenado pela gerente de Educação Cidadã, Marcella Chaves. A iniciativa foi destacada como instrumento de aproximação entre o cidadão e o Estado, estimulando o protagonismo social e o uso das ferramentas de transparência para a transformação da realidade local. Durante o debate, conselheiros sugeriram a ampliação do programa para envolver mais instituições de ensino privadas.
Para finalizar, os participantes discutiram e aprovaram o cronograma de reuniões para o próximo ciclo de 2026, estabelecendo os dados das próximas reuniões, que continuarão suas atividades externas à promoção da transparência e ao fortalecimento das políticas de combate à corrupção no Estado de Goiás.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás





