Ouvidoria Geral registra mais de 4.5 mil manifestações no 1º trimestre

De janeiro a março deste ano, a Ouvidoria Geral do Estado contabilizou 4.558 manifestações da população, o que representa uma média de 1.519 demandas por mês, número que é três vezes maior que a média registrada em 2012, de 671 atendimentos mensais. Em março foram registradas 2.208 demandas, um aumento de 96% sobre o quantitativo de fevereiro, que ficou em 1.125 atendimentos.

Os números do primeiro trimestre apontam elevado aumento das manifestações em relação aos anos anteriores. No período de 2005 a 2010, a média mensal era de apenas 22 demandas; em 2011, o número subiu para 220 e em 2012 chegou a 671 demandas por mês. Para o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, a população está utilizando o serviço cada vez mais intensamente porque confia na seriedade do trabalho e sabe que terá respostas para as suas demandas. Além disso, a Ouvidoria consolida-se como canal adequado para dialogar com o governo de maneira franca e respeitosa.

Atendimento

Do total de manifestações do primeiro trimestre deste ano, 67% já foram finalizadas, ou seja, 3.037 demandas tiveram solução definitiva e 1.521 estão em andamento. No período foram cadastrados 2.608 pedidos de informações pontuais prontamente atendidas pelo telefone 0800; 1.067 reclamações; 540 denúncias; 148 requerimentos de dados com base na Lei de Acesso; 116 pedidos de informações gerais; 53 sugestões e 25 elogios ao governo estadual. Somente no mês de março, foram apresentados 49 requerimentos de informações com base na L AI, dos quais 33 finalizados com oferta de respostas aos requerentes e 16 estão em andamento.

Neste primeiro trimestre, as áreas sobre as quais os manifestantes pediram mais informações são dados relativos a servidores públicos, transporte/trânsito, licitações/compras, arrecadação, concursos públicos, educação, saúde, contratos e previdência. Já nos requerimentos de informações com base na LAI, os órgãos/entidades mais solicitados foram Secretaria da Educação, Detran, Secretaria de Gestão e Planejamento, Universidade Estadual de Goiás, GoiasPrev, Secretaria da Fazenda, Controladoria Geral do Estado e Secretaria da Saúde.

Todas as pessoas interessadas podem falar com o governo estadual para sugestões, observações, reclamações, elogios, denúncias e também para apresentar requerimentos de dados com base na LAI. Os canais são o telefone 0800 621513, o site www.cge.go.gov.br/ouvidoria, e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br, as ouvidorias setoriais dos órgãos e presencial no Vapt Vupt do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Governo na palma da mão

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