Ouvidoria Geral registra 5,3 mil atendimentos até setembro
De janeiro a setembro deste ano, a Ouvidoria Geral do Estado contabilizou um total de 5.303 manifestações da sociedade, com média de 589 demandas por mês. Esses números incluem também os 271 requerimentos de informações feitos com base na Lei de Acesso à Informação – LAI. No mês de setembro, foram apresentadas 713 manifestações pela população, com queda de 34% em relação a agosto, quando foram registradas 1.085 demandas. Do total verificado em setembro, 49% foram atendidos no próprio mês.
No mês passado foram cadastrados 30 requerimentos de informações com base na LAI, dos quais 12 finalizados. Outros 18 encontram-se com respostas em preparação, com observância do prazo fixado na legislação. Considerando-se todos os pedidos LAI desde 16 de maio, quando a normativa entrou em vigor, o prazo médio para oferta de respostas é de 16 dias. Em setembro, a média caiu para oito dias. Do total de 32 órgãos ou entidades estaduais que receberam requerimentos desde que a LAI entrou em vigor, os mais demandados são Secretaria da Saúde, Secretaria de Gestão e Planejamento, Controladoria Geral do Estado, Detran, Agetop, Secretaria de Estado da Casa Civil, Sefaz, Secretaria da Educação, Agehab, Juceg e UEG.
O secretário-chefe da CGE, José Carlos Siqueira, enfatiza que a população mantém elevado grau de confiança no governo, que se mostra disposto a ouvir suas manifestações, acatando, avaliando e buscando soluções para os problemas por ela apontados, o que é feito com empenho e rapidez. Todos os interessados podem falar com o governo para sugestões, observações, reclamações, críticas, elogios e denúncias, pelo telefone 0800 621513, no site www.cge.go.gov.br/ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br, nas ouvidorias setoriais dos órgãos e ainda de forma presencial no Vapt Vupt localizado no andar térreo do Palácio Pedro Ludovico.