Ouvidoria Geral registra 1.675 demandas de janeiro a março

A Ouvidoria Geral do Estado registrou nos três primeiros meses de 2012 um total de 1.675 demandas da população, número que é cerca de 11 vezes maior que as 146 manifestações ocorridas em igual período de 2011. A média no primeiro trimestre deste ano chegou a 558 atendimentos/mês, contra apenas 48 registros mensais de janeiro a março do ano passado. O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, atribui esse avanço ao alto grau de conhecimento que as pessoas têm hoje desse serviço, resultante da ampliação e divulgação dos canais de comunicação colocados à disposição da sociedade para interlocução com o governo e a confiabilidade desta ferramenta.

Além disso, também serve como estímulo para a população a rapidez no oferecimento das respostas às demandas feitas. Para se ter idéia, o índice de resolutibilidade dos questionamentos foi bastante satisfatório em março. Do total de 463 demandas apresentadas, 73% foram solucionadas dentro do próprio mês. Alguns questionamentos e denúncias demoram um pouco para serem apuradas, porque exigem diligências, levantamentos e busca de dados em outros órgãos da administração estadual. A meta, conforme o secretário, é chegar próximo de 100% na resolução das demandas no próprio mês.

Informações.

O relatório da Ouvidoria Geral relativo a março mostra que houve redução do número de denúncias e aumento de pedidos de informações prontamente atendidos. Do total de 463 manifestações ocorridas em março, 238 foram transformados em processos, grande parte deles solucionados ao longo do mês. As respostas são encaminhadas às pessoas, desde que deixem algum meio de contato (telefone, endereço, e-mail). Em março, os órgãos mais demandados foram Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria da Educação, Universidade Estadual de Goiás, Secretaria de Segurança Pública e Justiça, Agetop, Detran, Secretaria da Fazenda e Ipasgo.

Para falar com o governo estadual, o cidadão dispõe de vários canais. Um deles é o telefone 0800621513. Outro é o e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br. No site da CGE (www.cge.go.gov.br) os interessados podem clicar no link Ouvidoria, onde há espaço próprio para inserção da manifestações, que podem ser queixas, perguntas, elogios, questionamentos, sugestões e denúncias. Também está disponível atendimento presencial no andar térreo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

(CGE – 3201-5372)

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