Ouvidoria Geral já atende população no Vapt Vupt

As pessoas interessadas em falar com o governo estadual para sugestões, pedidos de informações, críticas, elogios e denúncias já dispõem de novo canal de interlocução. Começou a funcionar no Vapt Vupt do Palácio Pedro Ludovico Teixeira a unidade piloto de atendimento presencial da Ouvidoria, serviço que, em breve, será estendido a todas as 23 unidades do Vapt Vupt no Estado. Até agora o atendimento presencial era feito em uma sala no andar térreo do Palácio Pedro Ludovico.

A medida, conforme o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, objetiva ampliar e facilitar o acesso das pessoas ao governo estadual para as mais diferentes manifestações. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento. O atendimento nos vapt vupts é feito nos mesmos moldes dos demais serviços. O interessado retira uma senha e aguarda até ser chamado para atendimento.

Esse novo serviço vai facilitar a implementação da Lei de Acesso à Informação, que entrará em vigor dia 16 deste mês. Por ela, o cidadão poderá solicitar formalmente dados e informações ao governo. Os interessados poderão se dirigir à Ouvidoria Geral nas unidades do vapt vupt e registrar seu pedido. Conforme preceitua a Lei, o poder público tem prazo definido para oferecer as informações, com exceção daquelas consideradas sigilosas.

Além do atendimento presencial nos vapt vupts, a Ouvidoria Geral possui outros meios pelos quais as pessoas podem se manifestar. Continua em funcionamento o telefone 0800 621513 (ligações gratuitas de qualquer localidade), o e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br ou no site www.cge.go.gov.br/ouvidoria, onde há um formulário a ser preenchido pelo interessado.

Estatísticas

No mês de abril, a Ouvidoria Geral contabilizou 327 demandas da população, totalizando mais de 2 mil manifestações nos quatro primeiros meses do ano. A média mensal é de 500 registros, bem acima da média de 2011, que foi de 220 demandas mensais. Os órgãos mais solicitados foram Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria da Educação e Universidade Estadual de Goiás.

A Controladoria Geral trabalha para acelerar a resolutibilidade das demandas. Em abril, das 327 manifestações apresentadas, 62% foram solucionadas no próprio mês, com encaminhamento de respostas aos interlocutores nos casos em que estes deixaram algum meio para contato. Grande parte das demandas se refere a pedidos de informações que são respondidas de imediato. Outra parte se transforma em processos que exigem busca mais acurada de informações, diligências e auditorias, o que requer tempo maior para solução.

(CGE – 3201-5372)

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