Observatório da Despesa Pública

O Observatório da Despesa Pública do Estado de Goiás (ODP.Goiás) é uma unidade permanente da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE), que tem como objetivo principal a produção de informações estratégicas, monitoramento dos gastos públicos e de detectar indícios de irregularidades, com a finalidade de auxiliar o Ordenador de Despesa na solução preventiva dessas ocorrências, contribuindo para a qualidade dos gastos públicos e, consequentemente, dos serviços prestados ao cidadão.

O ODP.Goiás faz parte da rede ODP, concebida pela Ministério da Transparência , Fiscalização e Controladoria Geral da União e da qual fazem parte mais 12 estados da Federação, Tribunais de Contas e alguns municípios (em fase de implantação).

Os resultados gerados pelo ODP, apoiados em Tecnologia da Informação, servem de insumo para a realização das auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGE. As chamadas trilhas de auditoria são o conjunto de resultados e conclusões obtidos a partir da correlação de informações entre o tema estudado e diversas fontes de informação. O observatório funciona como uma “malha fina” das despesas públicas, mais uma maneira para garantir a correta aplicação do dinheiro dos contribuintes.

Todas as trilhas geradas serão alimentadas no Sistema de Gestão de Trilhas de Auditoria – SGTA, ferramenta que auxiliará no constante monitoramento e proporcionará maior agilidade no tempo de resposta dos órgãos aos encaminhamentos realizados pela CGE.

Serão disponibilizados usuário e senha do SGTA para cada Órgão e Entidade, e deverão ser apresentadas, nesse sistema, as suas razões de justificativas, documentação probatória e esclarecimentos, visando sanar as ocorrências identificadas.

O lançamento oficial do SGTA ocorrerá na primeira semana de Abril de 2017.

Apresentação ODP-SGTA

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo