Mostra Emergir levanta na CGE reflexões sobre a mulher

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) promove, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a exposição fotográfica e textual “Emergir”. De acordo com as organizadoras Cláudia Faria, Deusa de Márcia e Fernanda Marra, da Gerência de Gestão de Pessoas, a proposta tem como base a obra Emergir, de Yoko Ono, exposta no Brasil entre 2013 e 2017, composta por depoimentos de mulheres que sofreram violência doméstica e escreveram relatos para a exposição da artista.

No caso da CGE, a exposição – situada em dois pontos do órgão, mostra o olhar de servidoras públicas da pasta sobre a sua condição de mulher, por meio de fotos e relatos espontâneos. “Elas foram convidadas a dar visibilidade à condição de mulher no serviço público e aceitaram o desafio”, explicam as organizadoras. O resultado agradou servidoras e servidores da Controladoria, que se aglomeraram para ler, com curiosidade, surpresa e emoção, o que as colegas relataram sobre sua condição de mulher e servidora pública.

Além das fotos e dos relatos das servidoras, a mostra contém ainda textos informativos sobre a exposição de Yoko Ono, dados sobre crimes de feminicídio no país em 2019, além de fragmentos filosóficos e literários relacionados ao tema. O material ficará exposto durante o mês de março, como forma de levantar discussões sobre os números que colocam o Brasil entre os países onde mais se comete violência contra as mulheres.

Expo mulher 2019 a

 

Expo mulher 2019

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo