Ministério das Cidades vistoria obras do Sistema Corumbá

Diretores da Saneago e da Caesb, representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, entre outras autoridades, vistoriaram nessa quinta-feira (08) o canteiro das obras de ampliação do Sistema Produtor de Água Corumbá IV, em Valparaíso, que abastece o Entorno Sul da Capital Federal. O empreendimento, que acabou de ser retomado, está sendo desenvolvido em parceria entre a Saneago e a Caesb, por meio do Consórcio Corumbá. A meta é dar suporte ao crescimento econômico e populacional registrado nos últimos anos na região, dividindo custos e agilizando ações operacionais entre os governos de Goiás e do DF.

As obras incluem a conclusão da captação, da estação elevatória de água bruta e da estrada (3,8 km) que dá acesso à estação, a montagem de 4 conjuntos de bombas, e a construção de 39 quilômetros de linhas de transmissão e da subestação elétrica que serão executadas pela Saneago. A primeira etapa do projeto prevê ainda a construção da estação de tratamento de água de Valparaíso e de 15 dos 28 quilômetros de adutora, obras que estão sob a responsabilidade da Caesb. Da parceria, a Saneago já investiu aproximadamente R$ 45,5 milhões na construção de 13 dos 28 quilômetros de adutora que vai captar água da represa de Corumbá IV, em Luziânia, e levar para Valparaíso.

Importância

Orçada em mais de R$ 300 milhões, a previsão é concluir esta etapa da obra em outubro de 2017. O Sistema Corumbá vai elevar a capacidade de produção de água tratada para 2.800 litros por segundo, um aumento de mais de 30% da oferta de água para a população das cidades satélites Gama e Santa Maria, no Distrito Federal, além de todo o Entorno Sul que compreende os municípios de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental, em Goiás, beneficiando cerca 1,3 milhão de habitantes.

Com os recursos gerados por Corumbá, também será possível normalizar a entrega de água encanada em antigas invasões da região do Ponte de Terra, Meirelles, Sucupira, Por do Sol, Sol Nascente, Arniqueira, Vicente Pires e outras localidades que estão em processo de regularização, estendendo o atendimento de água tratada.

Participaram da visita técnica os presidentes da Saneago, José Taveira, e da Caesb, Maurício Ludovice; os diretores de Produção Mauro Henrique Nogueira Barbosa, de Expansão Afrêni Gonçalves, de Gestão Corporativa Robson Salazar, da Saneago, e Marcos Mello e Dajer Alencar, da Caesb; o diretor de Água e Esgoto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Nilo Gustavo Serra, que representou o ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o supervisor da Gerência de Governo da Caixa Econômica Federal/Goiânia, além de superintendentes da Saneago e representantes das empresas que estão construindo o complexo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo