Marconi e Valéria Perillo visitam Centro Apoio ao Deficiente e encaminham demandas

O governador Marconi Perillo visitou, nesta quinta-feira (07/04), o Centro Estadual de Apoio ao Deficiente (CEAD), no setor Leste Vila Nova, em Goiânia. Acompanhado pela primeira-dama, Valéria Perillo, ele caminhou pelas salas de aula de datilografia em Código Braile, soroban (espécie de ábaco para atividades matemáticas), fisioterapia, oficina de artes, sala de informática. Ele solicitou à coordenação do CEAD um relatório consolidado com todos os pedidos. Afirmou que vai cuidar pessoalmente dos pleitos. Disse também que analisará juridicamente a possibilidade da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), que faz a gestão do CRER e do Hugol, assumir a unidade.

Acompanhado pela Secretária Executiva da Secretaria Cidadã, Maria de Fátima Carvalho (Clara), Marconi recebeu ofícios de pais de alunos. Entre as principais demandas estavam a reforma da unidade, expansão do atendimento para mais usuários e a ampliação do quadro de servidores, entre os quais neuropsiquiatra, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e odontólogo.  O Centro atende mais de 120 usuários com deficiências física, auditiva, intelectual, visual, Síndrome de Down e outras síndromes. Esses usuários demandam mais de 2,7 mil atendimentos multidisciplinares por mês.

“Foi ideia da Valéria e entendo que, caso seja viável, poderemos agregar administrativamente essa estrutura ao CRER. Vocês continuarão aqui, com os mesmos serviços, com a gestão da AGIR”. Desta maneira, afirmou Marconi, a reforma e a contratação de novos profissionais seria realizada de maneira célere. “Assim como fizemos com a Colônia Santa Marta, que foi transformada em um Hospital de Doenças Sociais”, lembrou.

Duas mães de alunos foram escolhidas para explicar a importância do CEAD para a comunidade que frequenta a unidade. Elas contaram suas histórias e disseram que, sem o Centro, seria praticamente impossível oferecer os cuidados que são ofertados lá para os filhos.

 “Se depender de mim, o CEAD jamais será fechado”, afirma Marconi

Em um bate-papo de quase uma hora com a comunidade que frequenta o CEAD, o governador foi questionado sobre  uma conversa que circulou de um possível fechamento da unidade. De acordo com alguns pais, circulou, ano passado, a informação de que o local seria desativado. O governador afirmou que essa informação jamais chegou até ele e disse que, provavelmente, se tratava de um boato. “Se depender de mim, o CEAD jamais será fechado”, prometeu sob aplausos.

Marconi assistiu a uma apresentação de street dance (dança de rua), ganhou pinturas de alunos, e posou para fotos. A Coordenadora Geral da OVG, Eliana França, que também acompanhou o governador, recebeu a incumbência de checar as demandas por equipamentos, como cadeiras de rodas para doação.

Para Willian Veloso, gerente de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria Cidadã, à qual o CEAD é jurisdicionado, a visita foi providencial. “Circulava um boato de que esta unidade, que foi inaugurada em 1983 pelo então governador Henrique Santillo, seria desativada. Isso gerou muita insegurança para os usuários. E isso foi sanado. O governador foi muito feliz em afirmar que, mais do que negar o boato, ainda fez compromisso de ampliar nossas atividades e melhorar as condições físicas do CEAD”, comemorou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo