MAC Goiás abre duas exposições simultâneas

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Goiás, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), abre sua programação 2016 com a inauguração de duas mostras simultâneas de seu acervo: Cenas da arte brasileira nas coleções MAC Goiás – gravuras e desenhos e Experiências, memórias e identidades – artistas goianos no acervo MAC Goiás. As duas exposições serão abertas no dia 19 de janeiro, às 20 horas, e ficam em cartaz de 20 de janeiro a 24 de abril.

A curadoria é de Gilmar Camilo. A primeira exposição, Cenas da arte brasileira nas coleções MAC Goiás, será realizada na Galeria D.J. Oliveira e é constituída por artistas nacionais que se destacaram nos gêneros gravura e desenho, como Alfredo Volpi, João Câmara e Tarsila do Amaral.

O conjunto de gravuras da exposição é uma das mais significativas coleções que integram o acervo do museu. O curador propõe um olhar sobre as diferentes técnicas de gravura, como água-forte, ponta-seca, serigrafia e litografia, mostrando como esses artistas consolidam um panorama da gravura brasileira e da arte sobre papel produzida no Brasil. Dentre os 75 trabalhos, entre gravuras e desenhos, se destacam 13 gravuras de João Câmara, da série Cenas da vida brasileira, que inspirou o título da exposição.

Já a segunda exposição Experiências, memórias e identidades, será realizada na Galeria Cleber Gouvêa. A mostra faz um recorte da coleção de arte goiana do MAC, trazendo um panorama da produção artística entre 1967 à 2015, abordando a contribuição destes artistas para as artes plásticas em Goiás e as diversas experiências artísticas que seguiram.

Integram a exposição 24 nomes consagrados da arte em Goiás. Composta por 50 obras, a exposição começa com obras da década de 1960, como é o caso de Octo Marques e Valdelino Lourenço, que exaltam a paisagem urbana da Cidade de Goiás; a série de negros de Nazareno Confaloni da década de 1970; os retratos e as paisagens expressionistas de D.J. Oliveira, as grandes pinturas de Cleber Gouvêa, também dos anos 1970; a geração de 1990, Juliano Moraes e Luiz Mauro; e a obra mais recente da exposição, a do artista Pitágoras, produzida em 2015.

Para as exposições abertas simultaneamente, foi desenvolvido pelo MAC Goiás um projeto de arte-educação, com visitas guiadas, mediações e ações educativas com várias atividades direcionadas à coordenadores, professores e alunos da rede de ensino pública e privada.

Serviço

Exposições: Cenas da arte brasileira nas coleções MAC | Goiás – gravuras e desenhos” e “Experiências, memórias e identidades – artistas goianos no acervo MAC | Goiás”. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Sábado e domingo, das 12 às 19 horas. Agendamento para visitas guiadas pelo telefone: (62) 3201-4918. Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás – Centro Cultural Oscar Niemeyer. Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo