Lançada campanha pró-inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, e a secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã, lançaram na quarta-feira (9/9) em Goiânia a primeira edição em Goiás do Dia D – Campanha de Inclusão da Pessoa com Deficiência e de Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho. O Dia D será no próximo dia 25 no Sine-Goiás, na sede da Secretaria Cidadã (Av. Universitária, nº 609, St. Universitário). Na oportunidade, estarão reunidos empregadores e trabalhadores com deficiência, além de órgãos e entidades que trabalham com a questão da inclusão social da pessoa com deficiência.

O lançamento do evento se deu numa coletiva de imprensa na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-GO), que contou com a participação de Dilze Percílio, representando o Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (Fimtpoder), e da estudante Jane Freitas Batista, representando o segmento das pessoas com deficiência. Jane é aluna do curso de auxiliar administrativo para pessoas com deficiência ministrado pelo Senai-GO.

A secretária Lêda Borges enfatizou que a campanha, além de promover a inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho, é também uma oportunidade para a conscientização social da questão. “O Dia D vai além da inserção no mercado, ele demonstra também que a sociedade discute, aceita e quer de fato dar oportunidades de crescimento profissional a todos. Estou feliz com essa parceria, tenho certeza de que esse dia será mais uma voz ecoando respeito aos direitos das pessoas”, disse a secretária no evento.

Campanha

A primeira edição da campanha em Goiás será no próximo dia 25, quando serão reunidos, em um mesmo espaço, as empresas que devem cumprir cotas de inclusão e os cidadãos que buscam recolocação no mercado de trabalho, tantos portadores de deficiência quanto reabilitados do INSS. A secretária Lêda Borges ressalta que é importante que o trabalhador portador de deficiência que busca uma colocação no mercado compareça ao local e não se contente apenas em buscar informação de vaga por telefone.

O site da Secretaria Cidadã conta com ofertas de vagas para pessoa portadora de deficiência. Basta acessar www.secretariacidada.go.gov.br e clicar no banner do lado direito em Ofertas de Emprego e depois em PCD. Também são disponibilizadas, semanalmente, as vagas disponíveis no Facebook Secretaria Cidadã. Dos Estados que realizaram a campanha no ano passado, os que mais abriram oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados. De janeiro a junho de 2015, foram fiscalizadas 269 empresas para cumprimento das cotas, previstas na Lei 8.213/91. Com isto, foram inseridas 288 pessoas com deficiência e autuadas 67 empresas por descumprimento da legislação. As multas variaram de R$ 1.195,13 a R$ 1.792,70, por empregado deficiente não contratado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo