Já estão disponíveis os relatórios da Auditoria Cívica do projeto Estudantes de Atitude

O projeto Estudantes de Atitude (EA) 2023, uma parceria entre a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e a Secretaria da Educação (Seduc), está avançando para a fase de análise de dados da Auditoria Cívica, realizada pelos alunos e professores participantes do programa. Nesta etapa, prevista para conclusão em 18 de agosto, serão definidos os desafios finais que valerão 370 pontos.

Nesta terça-feira (30), a equipe do EA transmitiu uma live com os participantes do programa, por meio do canal da CGE no Youtube, para explicar como se faz a leitura dos relatórios da Auditoria Cívica. O Controlador-Geral do Estado, Henrique Ziller, destacou a importância deste momento decisivo, no qual a comunidade escolar tem a oportunidade de analisar e propor seus próprios desafios. “Nossos estudantes realizaram uma minuciosa avaliação das escolas, abrangendo 615 unidades e respondendo a 69.087 questionários sobre 13 ambientes distintos”, afirmou. 

De acordo com o gerente de Participação Social da CGE, Calebe Cerqueira, 71,53% das avaliações foram positivas em relação ao ambiente escolar. Esses números são úteis para orientar e identificar quais intervenções poderão ser feitas para tornar a escola um local ainda melhor de ensino.

Dentre os itens avaliados nos ambientes – estão: estrutura, mobiliário, materiais de consumo e serviços-, as cozinhas foram classificadas como o item melhor avaliado, com 88,14% de opiniões positivas. Por outro lado, os auditórios (34,95%) receberam as avaliações mais baixas – é importante ressaltar que muitas delas não possuem esse ambiente. Os banheiros ficaram em segundo lugar entre os piores avaliados, com 42,44%. 

Em relação ao bem-estar, 70,29% consideraram as escolas seguras, e 68,65% afirmaram que houve reformas nos últimos cinco anos. A relação entre alunos e a relação professor/aluno foi considerada boa ou positiva por 71% dos entrevistados. Já quando se trata de controle social, apenas 15% disseram que a participação no Grêmio Estudantil é boa, o que pode indicar a necessidade de criação ou melhoria do grêmio.

Além disso, os estudantes participaram de uma tarefa especial no início de maio, que envolveu a pesquisa Felicidade Interna Bruta (FIB), realizada online através do site www.fibnaescola.com.br. A FIB é um indicador adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir a felicidade e o bem-estar de um grupo. Neste caso, foram utilizados 72 indicadores, cobrindo nove dimensões que são consideradas os principais componentes da felicidade e bem-estar, como Bem-estar Psicológico, Uso do Tempo, Vitalidade da Comunidade, Cultura, Saúde, Educação, Diversidade do Meio Ambiente, Padrão de Vida e Governança. Segundo Calebe Cerqueira, 721 escolas – participantes ou não do Estudantes de Atitude – responderam à pesquisa FIB. 

Auditoria Cívica

Os times auditaram 13 ambientes, sendo eles: auditório, banheiro, cozinha, parte externa, biblioteca, sala de aula, sala de professores, secretaria, merenda escolar, pátio, quadra de esportes, entrada da escola e sala de informática. Eles realizaram 3 tipos de entrevistas: com os próprios colegas, professores e diretores. 
Todos os dados coletados estão na página do Estudante de Atitude, no link; https://www.estudantesdeatitude.go.gov.br/2023/relatorio-auditoria/.

Comunicação Setorial da CGE/GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo