Itego de Anápolis atende mais de 155 mil pessoas em 13 anos

O Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) Governador Onofre Quinan, em Anápolis, chega à marca de mais de 155 mil pessoas atendidas nos 13 anos de sua existência que serão comemorados no próximo dia 27 de novembro, às 19h30, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. Os Itegos são vinculados à SED por meio de sua Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia.

A unidade, que até ano passado tinha o nome de Centro de Educação Profissional de Anápolis (CEPA), prepara-se para novos desafios. Segundo a diretora, Joyce Costa, além dos cursos já ofertados, está prevista para breve a implantação de cursos tecnológicos de nível superior. Ela informa ainda que o Itego de Anápolis irá apoiar os arranjos produtivos locais de cachaça, lácteo e de tecnologia da informação. A Rede Itego tem papel fundamental dentro do Inova Goiás – o maior programa de inovação e tecnologia do país – que prevê centros de excelência em áreas específicas como forma de investir no fortalecimento do setor produtivo goiano.

História

A implantação da educação profissional em Anápolis começou no final dos anos 90, atendendo o desejo de diversos segmentos da cidade. Os primeiros cursos – de Informática, nas áreas de atendimento e gestão – tinham como alvo o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Segundo o primeiro diretor da instituição, professor José Teodoro Coelho, com a criação dos cursos foram instalados também os primeiros laboratórios. “Esta é uma unidade pioneira no Estado, em que os processos tiveram que ser idealizados, pensados e construídos para dar suporte a essa nova demanda”, disse José Teodoro. O gestor lembra que a instituição foi escolhida por um conselho britânico como uma das 25 melhores escolas do Brasil como modelo de gestão.

Nesses 13 anos, foram atendidas 47.210 pessoas em cursos de formação inicial e continuada, incluindo trabalhadores da Prefeitura de Anápolis e de empresas locais. Nos cursos técnicos presenciais, foram 2.650 atendimentos e 1.793 pessoas qualificadas com cursos técnicos a distância. Mas o maior número de atendimentos ficou por conta do Programa Bolsa Futuro, que qualificou em Anápolis e região 85.293 pessoas. Além destes, o Itego Governador Onofre Quinan ministrou cursos de línguas e também do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Itego Governador Onofre Quinan situa-se à Rua VP, 4D, Quadra 8A, Módulos 3 a 6 – DAIA.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo