Itaberaí terá etapa regional da 1ª Consocial em 2 de setembro

A primeira etapa regional da Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) será realizada em Itaberaí no dia 2 de setembro a partir das 9 horas, no Salão da Maçonaria (Rua Olavo Bilac, nº 1, Centro, próximo ao Colégio Estadual Rocha Lima). A iniciativa, que é coordenada pela Controladoria Geral do Estado, tem como objetivo mobilizar a sociedade para discutir aspectos como acompanhamento e fiscalização das ações da administração pública, especialmente no que diz respeito à aplicação dos recursos públicos e combate à corrupção. Também proporciona a oportunidade de formulação de sugestões e propostas para aprimoramento da administração pública.

Por ter caráter regional, a reunião de Itaberaí deverá reunir pessoas de 33 municípios das regiões Metropolitana de Goiânia e Noroeste de Goiás. Podem participar trabalhadores, empresários, profissionais liberais, lideranças classistas, igrejas, clubes de serviços, escolas, associações e pessoas da sociedade. Nas etapas regionais e municipais, os participantes debatem os temas propostos, quais sejam transparência pública com acesso às informações e dados oficiais, controle da gestão pública, atuação dos conselhos como instâncias de controle e diretrizes para prevenção e combate à corrupção. Também serão retiradas propostas e indicados delegados para a etapa estadual que será realizada em Goiânia nos dias 10 e 11 de novembro deste ano. Também será realizada a Conferência Nacional, no período de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília.

Para o encontro de Itaberaí foram mobilizados os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapo, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás, Trindade, Araçu, Araguapaz, Aruanã, Faina, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaguari, Itaguaru, Itapuranga, Itauçu e Matrinchã.

Transparência

A Consocial tem como objetivo estimular a sociedade a exercer seu direito de acompanhar a gestão pública, propiciando meios de acesso mais eficazes aos dados da administração, de modo a ampliar a transparência no serviço público. Para isso é preciso envolver e preparar a sociedade, cuja ação se torna mais eficiente por meio de conselhos e entidades organizadas que, em última análise, se tornam instâncias de controle social, contribuindo para o combate à corrupção.

A convocação da Consocial pelo poder público é uma ferramenta de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de um conjunto de políticas públicas. É um momento de reflexão que permite a avaliação de ações realizadas e o aprofundamento da discussão a respeito das ações governamentais. Conforme o decreto federal de 8 de dezembro de 2010 e o decreto estadual de 8 de junho deste ano, as etapas municipais e regionais devem ser realizadas no período de 25 de julho a 8 de novembro de 2011.

(CGE -3201-5366)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo