Ipasgo completa 53 anos e consolida qualidade no atendimento

O Ipasgo, que completa hoje (22/10), 53 anos, possui atualmente a maior estrutura de assistência à saúde da Região Centro-Oeste e a segunda maior autarquia do gênero no País. Seu atendimento atinge 605 mil usuários e uma rede de cerca de 3,5 mil prestadores de serviço. Dentre suas realizações atuais está a construção do Hospital do Servidor Público, na divisa de Goiânia e Aparecida de Goiânia, com 211 leitos e atendimento aos usuários com consultas, exames e cirurgias, além de internações. A obra deve ser concluída em meados de 2016.

Criado pelo então governador Mauro Borges Teixeira em 1962, o Ipasgo passa hoje por bom equilíbrio financeiro, o que permite investir cada dia mais na melhoria do atendimento ao usuário. Atualmente, ressalta o presidente José Taveira Neto, as finanças do Ipasgo estão saneadas “estamos pagando as contas em dia. É lógico que nesse momento, quando a economia do País está retraída, surge algum índice de inadimplência, que de certo modo nos preocupa, mas nada a ponto de trazer alguma preocupação com atraso de pagamento”.

Desde o início de seu trabalho assistencial, o órgão investiu em duas tendências, que se mantêm nos dias atuais firmes e modernizadas. A primeira é a contratação de rede credenciada, tanto de unidades como de profissionais na área de saúde. Essa experiência tem sido altamente positiva, dando agilidade aos atendimentos, ao mesmo tempo em que fomenta a atividade do setor de saúde em Goiás. Existem consultórios e unidades de saúde onde o Instituto responde por metade do atendimento e do faturamento. Assim, o Ipasgo se tornou um elemento importante no equilíbrio financeiro dessas estruturas.

A segunda tendência é a criação de serviços próprios, onde a rede credenciada não consegue atingir aos usuários, seja por falta de estrutura, seja pela dificuldade em manter algumas atividades. Hoje, o Instituto possui a Central de Saúde Preventiva, responsável por apoio às gestantes, saúde bucal de crianças e combate ao tabaco e hipertensão, entre outros programas. Recentemente, a partir de credenciamentos especiais, implantou, através de parcerias, serviços próprios de atendimento, que incluem a quimioterapia, a pediatria e os exames de diagnóstico por imagem.

Equilíbrio

A partir de 2010, o Ipasgo ganhou um novo impulso na gestão. Com a criação de uma estrutura própria para cuidar da previdência dos servidores, a Goiasprev, o Instituto passou a concentrar todos os seus esforços na assistência à saúde. A essa época, há a coincidência com um dos maiores desafios do órgão, o seu equilíbrio financeiro.

O desenvolvimento dessa e de outras ferramentas só foi possível graças ao investimento de R$ 17 milhões em tecnologia da informação feita desde 2011, o que permitiu, dentre outros avanços, a informatização plena da auditoria, a emissão de guias direto do prestador e a solicitação de exames por meio eletrônico.

Atualmente, cerca de 93% das solicitações de consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos são resolvidos pela internet, poupando o usuário do deslocamento aos postos de atendimento. Outra grande iniciativa do atual governo foi o lançamento da Clínica Móvel da Mulher, no final de março deste ano. Essa medida vem evitando deslocamentos cansativos, desgastantes e caros, possibilitando à usuária o tratamento no mesmo município em que mora, ou no mais próximo possível.

Clínica Móvel da Mulher é uma unidade itinerante especializada na prevenção do câncer de mama, útero e ovário, livre de cobrança de coparticipação. Após os exames, os que apresentam alguma alteração são encaminhados imediatamente para acompanhamento.

Desde março deste ano, os profissionais que atendem os usuários do Ipasgo internados nos hospitais da rede credenciada estão recebendo o mesmo valor pelos honorários, independente do tipo de acomodação do plano contratado. Antes, eles recebiam 50% a mais quando atendiam usuários em internação portadores de plano especial.

Um aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets), inteiramente desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Ipasgo, foi lançado recentemente pelo governo estadual. É o Ipasgo Fácil, que vai facilitar ao usuário o agendamento de consultas direito de seu tablet ou celular, de forma rápida e fácil, de onde ele estiver. Basta baixar o aplicativo e entrar no sistema colocando número de matrícula e senha.

Pediatria

Outra grande realização do Ipasgo é a ampliação do seu Pronto Atendimento Pediátrico. A ideia é oferecer um serviço especializado, de referência e de qualidade no atendimento às urgências e emergências para usuários menores de 14 anos. Como a demanda foi maior do que a esperada, pouco mais de um ano depois da inauguração, foi necessária a ampliação. As obras estão adiantadas e a previsão é inaugurá-las durante as comemorações do aniversário do Instituto.

Para o presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, a pediatria, até pouco tempo atrás, tinha um atendimento caótico. “Hoje somos referência nesse atendimento, com ótima capacidade evolutiva. Temos atuado no intuito de melhorar as queixas em algumas especialidades, negociando com prestadores e propiciando aos mesmos um melhor pagamento. Enfim, são várias as inovações para melhorar a qualidade de atendimento aos usuários do Ipasgo”, ressaltou.

Governo na palma da mão

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