Inteligência Artificial (IA) já faz parte da rotina de trabalho da CGE

Servidores se reuniram para conhecer melhor aplicação de novas tecnologias na rotina do órgão e em projetos específicos. Objetivo é explorar cada vez mais os recursos da IA

A equipe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) se reuniu, nesta quarta-feira (13), para uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA) e sua implementação nas atividades do órgão. O encontro foi conduzido pelos gestores de Finanças e Controle, Paulo Henrique Vicente de Paiva e Paulo André Aires Medeiros, e pelo controlador em Transparência, Bruno Rolim.

O objetivo foi apresentar algumas possibilidades e estimular o uso da Inteligência Artificial na rotina dos trabalhos da CGE, com destaque para o chatGPT: um modelo de linguagem já em utilização, treinado para responder perguntas, completar ou resumir frases e escrever textos.

Paulo Paiva explicou como a ferramenta pode ser aplicada como assistente virtual, gerando conteúdos específicos para cada departamento a partir da customização de instruções, por exemplo. Ele explicou desde o conceito básico do chat até a sua utilização na prática, como o painel de funções, limitações e formulação de perguntas. Todo o conteúdo fará parte de um manual disponibilizado aos servidores nos canais de comunicação interna da CGE.

O gestor alertou ainda para a necessidade dos profissionais se prepararem para dominar as capacidades da IA. “O desenvolvimento da IA hoje está limitado pela demanda de chips, não de softwares. E ela já é uma revolução. No futuro, se tornarão tão avançadas que poderão ser executadas em telefones celulares, tornando-se o “segundo cérebro” do usuário”, observou.

Projetos já em execução

Na segunda parte do encontro, Medeiros e Rolim apresentaram os projetos da Controladoria-Geral em processo de formatação e execução, utilizando a IA. Estão em fase de conclusão: Predição para Prevenção de Transgressões na CGE; Leitura Artificial do Diário Oficial do Estado; Chatbot de Suporte aos Usuários do SISCOR; e Árvore de Decisão na Gestão de Contas.

“Nossa previsão é que entrem em funcionamento a partir do mês de novembro”, informou Paulo André. Ele apresentou um breve vídeo esclarecendo o funcionamento de cada um dos serviços.

Já a Controladoria Especializada em Transparência mostrou como a Inteligência Artificial foi utilizada para otimizar o Sistema de Ouvidoria da CGE,disponível hoje no Portal Expresso, painel de serviços de todo o Estado de Goiás. Por meio da IA, foi possível organizar a classificação do fluxo das manifestações e simplificar o canal de comunicação com o usuário.

“Depois de um treinamento extenso da IA, por milhares de manifestações anteriores, conseguimos melhorar, por exemplo, o encaminhamento das solicitações dos usuários, que tinham dificuldade em identificar o órgão responsável e acabavam desistindo ou classificando como ‘outros’, por não conhecer tão bem a estrutura do governo”, exemplificou Rolim.

A partir das experiências apresentadas, a expectativa é que o uso da nova ferramenta esteja cada vez mais presente na rotina dos servidores da CGE, refletindo consequentemente na entrega de serviços e atendimentos cada vez mais eficientes à população.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo