Governo de Goiás inicia 2ª Edição do Programa de Compliance Público Municipal

Edição 2023 terá participação de 61 municípios, com foco aprimorado na Gestão de Riscos. As ações, coordenadas pela CGE-GO, se estenderão até outubro

O Programa de Compliance Público Municipal 2023 (PCM) foi lançado oficialmente nesta terça-feira (11/4), com a participação de representantes de 35, dos 61 municípios inscritos.

O PCM é uma iniciativa do Governo de Goiás, implementada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e seus parceiros – Tribunal de Contas dos Municípios e Federação Goiana de Municípios – com o objetivo de promover, entre os municípios, um conjunto de procedimentos que assegurem a conformidade da gestão com padrões éticos e legais. Este trabalho é estruturado em três eixos temáticos: Gestão de Riscos, Ética e Transparência e Ouvidoria.

“O compliance é a revolução silenciosa do atual governo. Nosso objetivo, enquanto gestores públicos, é a satisfação do cidadão. Dá trabalho, mas dá resultado”, afirmou o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, ao abrir o evento. Ele agradeceu à parceria da FGM e TCM e destacou um dos eixos do programa: “A gestão pública é mais volátil, tem suas particularidades. Neste sentido, elementos da gestão privada podem auxiliar e um deles é a gestão de riscos”, complementou.

A gerente de Educação Cidadã e coordenadora do PCM, Gabriella Pio, explicou que o objetivo é a otimização dos resultados das políticas públicas nos municípios. “Não há custo, nem penalidade, nem vinculação. É uma competição positiva, cujo reconhecimento virá da população”. Para isso, os gestores receberão suporte técnico dos consultores da CGE por meio de cursos EAD, oficinas em formato híbrido e adequadas às agendas dos municípios, e visitas técnicas.

Representando todos os gestores que participaram da abertura, a prefeita de Matrinchã, Ivânia Alves Fernandes, reconheceu a importância do PCM. “Se não utilizarmos novos instrumentos para a criação de políticas públicas, não vamos conseguir. Temos que fazer diferença na vida do cidadão de forma correta, com muita transparência e profissionalismo”, destacou.

A abertura oficial do Programa de Compliance Municipal teve ainda a participação do vice-governador, Daniel Vilela. Ele reiterou o compromisso do governo com a transparência. “A grande transformação dos primeiros quatro anos do governo de Ronaldo Caiado ocorreu, sem dúvida, no âmbito das práticas políticas e administrativas, concedendo ao Estado condições econômicas, éticas e morais de governança. O que a sociedade exige hoje da classe política é a eficiência, a qualificação e o planejamento; gente que saiba gerir e resolver as demandas do cidadão”, reafirmou Vilela.

Para mais informações sobre o PCM, acesse aqui a página do programa.

Controladoria-Geral do Estado – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo