Governo Aberto de Goiás se destaca em congresso internacional com artigo acadêmico de colaborador da CGE
O Governo Aberto foi tema de um artigo acadêmico desenvolvido pelo estagiário da Controlaria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Marco Antônio Piza Ferrari e Silva, e apresentado na Argentina, durante a 32ª Jornada de Jóvenes Investigadores. Realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, na Universidade Nacional de Tucumán, em San Miguel de Tucumán, a edição 2025 da Jornada abordou o tema “Educação e Ciência Transformam Realidades”.
“A plateia da minha apresentação incluiu uma banca composta por três professoras argentinas, que demonstraram bastante interesse pelo tema. Elas perguntaram como o Governo Aberto vem sendo implementado na minha região e relatei sobre a atuação da CGE e seus programas”, explicou Marco Antônio, referindo-se aos programas Estudantes de Atitude, Embaixadores da Cidadania, Programa de Compliance Público Municipal (PCM), além do Portal de Dados Abertos.
“Elas me parabenizaram e disseram que, na província de Tucumán, não há programas semelhantes e que o acesso a dados governamentais, principalmente para fins de pesquisas acadêmicas, ainda é bastante limitado”, revelou o estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), que estagia na Gerência de Educação Cidadã, da Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria Geral da CGE.
Familiarizado com o tema, amplamente trabalhando na administração pública estadual, Marco Antônio inscreveu o seu artigo, intitulado “Governo Aberto como Caminho para o Desenvolvimento Regional”, por meio de edital da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). A instituição de fomento é responsável pelo monitoramento do primeiro Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás.
Com a aprovação do artigo, ele recebeu uma bolsa no valor de R$ 3 mil para custear sua viagem até o Congresso. Agora, o artigo será publicado nos anais do evento. Mas até que isso ocorra, o estudante disponibilizou a leitura por meio de um drive. Basta acessar aqui.
Conceitos e Histórico do Governo Aberto
Elaborado sob a orientação da professora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG) e doutora em Desenvolvimento Regional, Flávia Rezende, o artigo apresenta aspectos conceituais e históricos relacionados ao Governo Aberto e ao Desenvolvimento Regional.
Marco Antônio buscou estabelecer uma conexão entre esses dois campos, demonstrando, com base em políticas públicas concretas implementadas em diferentes países, como o Governo Aberto pode configurar-se como uma estratégia eficaz para promover a melhoria das condições sociais e econômicas nas regiões em que é aplicado, contribuindo, assim, para o avanço do Desenvolvimento Regional.
JORNADA – A Jornada de Jóvenes Investigadores é um evento anual que ocorre em um país diferente a cada edição e reúne centenas de estudantes de instituições de ensino participantes da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), uma rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. O objetivo é fortalecer a cooperação acadêmica, científica e cultural entre os países da região, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores iniciantes.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás



