Governadores de Goiás e Distrito Federal discutem construção de ferrovias

O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o do Distrito Federal, Rodrigo Rollmemberg, renovaram na segunda-feira (17/8), em Brasília, a solicitação para a viabilização de recursos federais visando à construção de duas ferrovias – uma entre Brasília e Goiânia, outra de Brasília a Luziânia -, além da extensão do Bus Rapid Transit (BRT), ligando Santa Maria a Luziânia, e da inclusão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Marconi explicou que a obra do VLT de Goiânia custará aos cofres do Estado R$ 1,1 bilhão e poderá ser viabilizada por meio de financiamentos de Parcerias Público Privadas. A pauta foi o primeiro assunto do dia, debatido no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, com o secretário do PAC, Maurício Muniz Barretto. “Ele demonstrou muito interesse e nos próximos dias nós teremos uma resposta”, disse o governador.

No Ministério dos Transportes, Marconi anunciou que três assuntos constaram na pauta. “Demos sequência a uma excelente relação que o Governo de Goiás tem tido com o Governo de Brasília, com o governador Rodrigo Rollemberg, para a solução dos problemas aqui do Entorno de Brasília.”, frisou. A primeira pauta tratou da construção de uma linha férrea para trem de média velocidade entre Brasília e Goiânia, integrando as duas regiões. “A nossa ideia é que o Ministério dos Transportes, através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lance uma Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) até o mês de outubro”, observou Marconi.

Brasília/Luziânia

O segundo assunto foi o aproveitamento da linha férrea entre Brasília e Luziânia, com vistas a transformá-la em uma linha para passageiros. Segundo Marconi, a medida seria implantada para “facilitar a vida de quem vive no Entorno e trabalha em Brasília”.

Foi conversado também sobre a viabilidade da extensão do BRT de Brasília, cuja última estação fica localizada em Brasília, até a cidade de Luziânia. “Os assuntos foram todos muito bem recebidos pelo ministério e pela ANTT. Cronogramas foram estabelecidos e nós saímos daqui muito contentes com os encaminhamentos que têm sido dados aos pleitos do governador de Brasília e aos pleitos do Governo de Goiás”.

O governador anunciou que a ANTT se comprometeu a lançar a PMI do trem de Brasília a Luziânia no dia 17 de setembro e a PMI do trem de Brasília a Goiânia até 30 de outubro. “Num momento em que a gente vive uma grande crise, falta de dinheiro para todo lado, nós pelo menos estamos fazendo a nossa parte, que é destravar burocraticamente todos os procedimentos. E, mais do que isso, buscando o setor privado para fazer os investimentos”, ressaltou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo