Governador Marconi Perillo lança Assistente Virtual e reafirma compromisso com a transparência

O Governador Marconi Perillo voltou a reafirmar hoje (28/3) o compromisso do seu governo com a transparência dos atos e dos gastos governamentais, durante o lançamento do Assistente Virtual (ATV) no Portal da Transparência do Governo de Goiás (www.transparencia.go.gov.br), em solenidade realizada no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Após conhecer o funcionamento do sistema e as facilidades que proporciona ao cidadão no acesso às informações, o governador disse que desde a criação da Controladoria em janeiro de 2011, tem se empenhado para que a população tenha à sua disposição ferramentas adequadas de acesso às informações, com foco total na transparência das despesas governamentais.

“A partir do momento que os governos decidirem levar a sério as leis de transparência, as leis de acesso à informação, não vai sobrar lugar para desmandos administrativos e desvios de recursos”, sentenciou Marconi Perillo, acrescentando que o Governo de Goiás tem implementado todas as ferramentas capazes de ofertar informações públicas aos cidadãos, despertando neles a consciência cidadã. O chefe do Executivo também disse que Goiás, mais uma vez, faz história, ao colocar de forma pioneira à disposição das pessoas uma ferramenta que vai facilitar a vida de todos que desejam e precisam ter acesso aos dados do Governo, ampliando o controle social.

O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior, enfatizou que a decisão de implementar o Assistente Virtual no Portal da Transparência atende à diretriz governamental de dar transparência integral a todos os gastos do poder público estadual. “As demandas feitas ao Portal da Transparência são legítimas e é natural que o cidadão queira saber como, quando e onde o dinheiro público é aplicado. O Assistente Virtual coloca o cidadão em contato direto com os dados do poder público“, ressaltou ele. Em sua fala, Adauto Barbosa agradeceu aos parceiros do projeto, como a Secretaria de Gestão e Planejamento, bem como às equipes da Controladoria, que durante mais de quatro meses trabalharam em tempo integral para colocar no ar, a partir de hoje, a verão Beta do projeto.

Os cidadãos já podem acessar o Portal da Transparência (www.transparência.go.gov.br) e o site da CGE (www.cge.go.gov.br) e encontrar os avatares que atuam como assistentes virtuais, formulando, assim, as perguntas desejadas. No caso de Goiás, o ATV tem a funcionalidade de responder perguntas diretas dos cidadãos, utilizando a base de dados do Portal da Transparência. Ele apto também a veicular vídeos de campanhas institucionais e educativas.

Funcionamento

Em linguagem coloquial, com emulação humana, o ATV ajudará o usuário 24 horas por dia, recebendo perguntas e disponibilizando respostas sobre todo o conteúdo do Portal da Transparência. O funcionamento é muito simples e objetivo. Ao acessar o Portal, o usuário já encontrará os assistentes virtuais, clica sobre a imagem e é aberta a caixa de diálogo. Caso necessário, são abertos formulários simplificados e complementares para mais detalhes. Mesmo que digite palavras erradas ou frases incompletas, o usuário será compreendido pelo ATV que poderá apresentar a resposta de forma direta e/ou buscar a página onde a informação está armazenada.

Com o assistente, o usuário do Portal da Transparência não fica sem resposta. Quando o ATV não dispuser da informação, a pergunta será encaminhada para uma central localizada na Controladoria-Geral do Estado, que se encarregará de buscar a informação e oferecer a resposta. O sistema também armazena todas as perguntas feitas e respostas oferecidas, incorporando-as ao banco de dados, melhorando a oferta de respostas aos cidadãos.Foram mapeadas as informações do Portal Goiás Transparente e gerados mais de 400 artigos com informações e programações na base inicial de conhecimento, com formulação de aproximadamente 2.400 perguntas mais prováveis, sempre considerando a base de dados do Portal da Transparência e do site da Controladoria-Geral do Estado.

O novo dispositivo vai funcionar na versão Beta (lançamento) por um período de 90 dias, prazo em que o sistema irá se aperfeiçoando. A melhoria será permanente, com inserção de novos conteúdos e informações. Será possível também conhecer as principais demandas, gerar relatórios, monitorar a efetividade da ferramenta, a assertividade das respostas e a satisfação dos usuários. A personalização do ATV é incorporada por três avatares: uma com idade superior a 40 anos (Cora); um afrodescendente jovem (Beto) e uma jovem (Tina). Mesmo sendo um sistema eletrônico, buscou-se humanizar o diálogo do avatar com o usuário e também as respostas. A facilidade no acesso às informações podem ser evidenciadas nas caixas de diálogo e nos formulários simplificados para obtenção de mais detalhes.

Virtual 2
Governador e Secretário Adauto Barbosa no lançamento do assistente virtual.
Virtual 4
Demonstração do funcionamento do assistente virtual.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo