Goiás celebra liderança em transparência pública nacional pelo segundo ano consecutivo

Promovido pela CGE, a Cúpula Goiás 100% Transparente  reuniu secretários, gestores e auditores de todo o país para discutir os desafios para manter as informações públicas cada vez mais acessíveis ao cidadão. Estado ficou em primeiro lugar entre as estatais

O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) promoveu, nesta segunda-feira (8), no auditório do K Hotel, em Goiânia, a Cúpula Goiás 100% Transparente, com o objetivo de comemorar a terceira conquista anual do selo Diamante em Transparência Pública, concedido pela  Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Este foi o segundo ano consecutivo que o estado atingiu a nota máxima na avaliação, único no Brasil. 

Outra vitória celebrada no evento foi o primeiro lugar no ranking entre as empresas públicas: as estatais goianas atingiram 98,60% em transparência, resultado muito superior à média nacional, que ficou em 61,17%.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, relembrou a trajetória das pastas – por meio do Programa de Compliance Público Estadual (PCP) – o qual criou um prêmio para aqueles que atendessem os critérios exigidos no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Atricon. Ele frisou ainda que Goiás também ficou no topo do ranking da Transparência Internacional, juntamente com Espírito Santo. 

“De maneira descentralizada, nossa equipe conseguiu mobilizar as secretarias e as estatais, para atender os requisitos da Atricon, que são muitos. E é por isso que somos 100% transparentes. É porque estamos ouvindo os órgãos e  a sociedade, trabalhando naquilo que o cidadão precisa em termos de transparência pública”. 

O secretário-geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, apontou o quanto isso demonstra “o compromisso que o Estado tem não somente com as políticas de longo prazo, mas também com a transparência, mostrando para o cidadão, que é aquele que paga os impostos, o correto gasto do dinheiro público, onde esse recurso está indo, de que forma está sendo aplicado”.

Já o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Celmar Rech, destacou que “para solucionar os complexos desafios da gestão pública, precisamos de instituições maduras que colaborem e entendam que governar é uma tarefa compartilhada. Cada um com sua função, mas todos com o propósito de servir ao cidadão com eficiência, com ética e sobretudo com transparência”. 

Assim, também foi uma oportunidade de celebrar as parcerias desenvolvidas, como com o Banco Mundial, com o Tribunal de Contas do Município (TCM) e com o próprio TCE-GO. “É o maior programa de transparência de avaliação de do mundo. Não é do Brasil, do mundo”, disse Joaquim Costa Neto, presidente do TCM e vice-presidente da Atricon, ressaltando a grandiosidade do feito de Goiás.

Foi destacada, ainda, a importância do Prêmio Goiás Mais Transparente, implantado em 2019, que durante 2025 engajou 52 órgãos e entidades públicas, em um trabalho próximo e colaborativo. Foram mais de 150 horas de consultorias presenciais e mais de 100 servidores engajados, dedicados em tornar a administração de Goiás mais aberta e acessível.

Painéis e palestras

Dando continuidade na programação, foi realizada a palestra do gerente de Governança do Banco Mundial para América Latina e o Caribe, Joseph Kizito, onde foram discutidos temas como transparência, accountability, o fortalecimento das instituições de controle e o panorama de desenvolvimento, e os desafios do Controle Interno. Também foram ressaltadas iniciativas de destaque do Estado de Goiás, dentre elas o Portal da Transparência e as Auditorias Preventivas em Contratos.

Para finalizar a manhã, o Fórum de Combate a Corrupção do Estado de Goiás apresentou um Painel sobre o tema “FOCCO: Governo Aberto e Controles na Administração Pública”. 

O período vespertino contou com o painel “Consultorias e Avaliações agregando valor à Transparência Pública”, com a participação do secretário de Saúde (SES-GO), Rasível Santos; do presidente da Metrobus, Francisco Caldas; e do presidente da Goinfra, Pedro Sales, qie relataram as suas experiências. A mediação foi feita pelo, subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Weyk Gomes.

O terceiro painel, com temática “Auditoria: Por que fazer? Desafios e tendências”, foi conduzido pelo auditor-chefe de Harmonização e Gestão Estratégica da CGE-GO Antônio Fábio Jubé, e pelo coordenador da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM do CONACI, Rodolfo Emanuel Lima Serrano. Eles apresentaram os núimeros sobre a corrupção no Brasil e os desafios para contornar essa situação. O subcontrolador de Auditoria Interna e Controle da CGE-GO, Luís Crispim, foi o mediador.. 

Em seguida, Diocésio Sant’anna, coordenador de Auditoria no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministrou uma palestra sobre “Comunicação Não Violenta em Auditoria: Como relatar resultados de forma clara, empática e transformadora”. Em seguida foi a vez de Maria do Carmo Rodrigues Póvoas, superintendente da Controladoria Especializada em Consultoria da Atividade Correcional e Contas da CGE-GO, com o tema “Ética e Responsabilidade: Avanços do modelo correcional no Estado de Goiás e relações com transparência”.

Semana Internacional Contra a Corrupção

O evento faz parte da Semana Internacional Contra a Corrupção, promovida pela CGE.No dia 09/12, ocorre a Premiação do Programa “Estudantes de Atitude”, no Centro de Convenções de Anápolis, das 8h às 12h. Para finalizar, no dia 10/12, o auditório do K Hotel recebe novamente, pela manhã, as cerimônias de premiação do Programas Construindo Juntos, Compliance Público Estadual (PCP) e Embaixadores da Cidadania. Acesse a programação completa aqui. 

Sobre a metodologia da Atricon

A metodologia de análise da Atricon é composta por mais de 10.000 portais, 20 dimensões de avaliação, 91 critérios, distribuídos entre essenciais, obrigatórios e recomendados, além de mais de 260 itens de verificação, tratando da disponibilidade, da atualidade, do histórico, da possibilidade de exportação e filtragem dos dados.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo