Goiânia sedia Congresso Brasileiro de Gestão Governamental

Será realizado em Goiânia nesta quinta e sexta-feira (19 e 20 de novembro) o I Congresso Brasileiro de Gestão Governamental (GesGov), com o tema O papel do gestor governamental na superação da crise. O evento terá a participação de gestores de carreiras típicas de todo o País, com a presença de entidades de diversos Estados, além da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp). Ao final do congresso será produzida a Carta de Goiânia – com medidas que busquem o aumento da eficiência do setor público, que será entregue aos governos de todos os Estados participantes. Estão confirmados como palestrantes a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, e o presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto.

O GesGov é a primeira iniciativa de uma série de eventos que serão realizados nos Estados para a difusão e promoção das melhores práticas de gestão governamental, interlocução e fortalecimento das carreiras e unificação da atuação dos gestores governamentais em todo território nacional. Em Goiás o congresso é realizado pelo Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGestor) e os próximos serão organizados pela entidade de carreira de cada Estado a receber o evento. “Em atenção ao atual momento de instabilidade econômica e dificuldades financeiras em que se encontram os Executivos de todo o país, o I GesGov se propõe a discutir o papel do gestor governamental no enfrentamento e superação da crise nos governos”, explica o presidente do SindGestor, Eduardo Aires, justificando a temática da primeira edição.

A abertura do Congresso será nesta quinta (19/11) com a presença de autoridades e palestra de convidados especialistas em gestão e administração pública e economia. No dia 20 haverá apresentações de painéis com as práticas bem sucedidas de racionalização dos gastos públicos e promoção da atividade econômica desenvolvidas pelos gestores governamentais dos estados participantes. No decorrer do dia será realizado workshop para definição de sugestões dos integrantes de carreiras de gestão para o enfrentamento da crise – que comporão a Carta de Goiânia.

Além dos palestrantes locais o I GesGov receberá também o presidente da Anesp, João Aurélio Mendes, e pesquisadora Maria das Graças Rua, da Universidade de Brasília (UnB). Maria das Graças é mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Humanas, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas. As inscrições para participar do I GesGov podem ser realizadas no site do evento até hoje (18/11).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo