Goiânia Mostra Curtas já tem mais de 800 inscritos

Uma das maiores janelas de exibição de curta-metragem produzido no País, a Goiânia Mostra Curtas está com as inscrições abertas até o dia 28 de julho, por meio do site www.goianiamostracurtas.com.br. Em sua 16ª edição, o festival será de 4 a 9 de outubro, no Teatro Goiânia. A mostra, que conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás,  já recebeu mais de 800 inscritos de todas as regiões brasileiras.

Com uma programação totalmente gratuita, o festival é constituído por seis mostras, oficinas, seminários, debates, encontros, lançamento literário e exibições em praça pública. Em quinze anos, mais de 1.600 filmes já foram exibidos, para cerca de 240 mil espectadores, envolvendo uma equipe de quase 1.900 profissionais e conquistando uma média de 979 parcerias. De acordo com o regulamento da décima sexta edição, a Goiânia Mostra Curtas recebe inscrições de produções de até 25 minutos, realizadas em 2015 e 2016. Acompanhando a diversidade de formatos e gêneros da produção cinematográfica, o festival exibe  curtas  de ficção, documentário, experimental e animação, que possuam cópia em formato digital.

As produções serão selecionadas entre inscritas e/ou convidadas e concorrerão a produtos e serviços oferecidos por empresas da indústria audiovisual, com foco no incentivo à produção. “Além da premiação concedida pelo júri oficial, a Goiânia Mostra Curtas  também conta com a participação de júri popular. Em todas as sessões, o público elege as melhores produções contempladas com o Troféu Icumam”, reitera Maria Abdalla, diretora do evento.

Abrangência

Com mostras competitivas e especial, a Goiânia Mostra Curtas ainda abraça as áreas de profissionalização e aprendizado, com oficinas, cursos, debates e lançamentos literários. A diretora do Icumam, Maria Abdalla, assina a curadoria da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Cinema nos Bairros.Já a curadoria da Curta Mostra Goiás é de responsabilidade do cineasta, programador e professor de cinema, Humberto Neiva.

O crítico de cinema Fabrício Cordeiro vai selecionar filmes para a Curta  Mostra  Municípios  e o produtor e realizador audiovisual Erasmo Alcântara é o curador da 15ª Mostrinha. Como nos anos anteriores, o festival também possui uma Mostra Especial, cujo tema será anunciado nos próximos meses. Quem assina a curadoria é a produtora cultural, cineasta e curadora Flávia Cândida. A Mostra Especial é programada apenas com filmes convidados, não há chamada pública para o processo seletivo.

Até o momento, o festival conta com apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e apoio da Unimed Goiânia. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas e organizações do terceiro setor. Já a identidade visual do festival tem a assinatura de André Morbeck, autor de painéis de grandes dimensões em Goiânia e no interior do Estado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo