Gestão pública eficiente é defendida no projeto Agenda Goiás

Uma gestão pública eficiente e eficaz passa pela profissionalização dos servidores, com carreiras e meritocracia, disse o presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, durante palestra sobre o tema no 3º fórum do projeto Agenda Goiás, que aconteceu hoje (12/08) em Itumbiara, reunindo os representantes dos 26 municípios da Região Sul de Goiás. O Agenda Goiás é uma realização do jornal O Popular, do Grupo Jaime Câmara, em parceria com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan, Governo do Estado e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).

Segundo o executivo do MBC, em momentos de crise, como o que o Brasil enfrenta atualmente, o Governo precisa buscar, insistentemente, a eficiência da gestão, o aumento da produtividade do setor público, a otimização das estruturas, e, sobretudo, saber liderar com governança. “Governança é dar rumos, alinhar os esforços e não perder a visão de longo prazo”, disse. Cláudio Gastal lembrou que em Goiás o Movimento Brasil Competitivo já desenvolve projetos em parceria com o Governo do Estado com resultados expressivos. E anunciou que é intenção do MBC expandir as parcerias para municípios e regiões, visando à melhoria da gestão pública.

Avaliação

O sócio-diretor da empresa Macroplan, economista Gustavo Morelli, o outro palestrante no evento de Itumbiara, garante que a gestão pública profissional e eficiente pode ser elemento fundamental para ampliar a capacidade e a qualidade da ação governamental.  Morelli lembrou que, a cada dia, as pessoas estão mais exigentes e cobrando a prestação de serviços públicos com qualidade. Por isso, acrescentou, a gestão se tornou tema central para os governos.

Para modernizar a gestão pública, o diretor da Macroplan sugere boas práticas de governança, intensificar processos de avaliação de desempenho, profissionalizar a gestão e implantar soluções inovadoras, que produzam benefícios concretos à sociedade. Segundo Morelli, mesmo com recursos financeiros escassos, é possível fazer uma a gestão eficiente. Como exemplo, citou o caso de Goiás que avançou nos índices de educação (Ideb) na rede pública, saindo da 16ª posição para o 1º lugar, melhorou na saúde e na prestação de serviços, por meio do Vapt Vupt.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo