Furtos e roubos de veículos caem 14% em Goiânia


 

O número de furtos e roubos de veículos caiu 14% em Goiânia de janeiro a agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, divulgados nesta sexta-feira (18/9), a quantidade de furtos recuou 9% e a de roubos 16% na capital desde o início do ano.

Segundo o Observatório de Segurança, 1.633 veículos foram furtados em Goiânia de janeiro a agosto de 2015. No mesmo período de 2014, foram 1.794. Outras 3.459 unidades foram roubadas no mesmo intervalo de tempo deste ano – contra 4.149 no ano passado. Isso significa que foram 851 veículos furtados ou roubados a menos em Goiânia – os dados incluem carros de passeio, utilitários, caminhões e motocicletas, entre outros. A tendência registrada até agora reforça aquela que fora observada no primeiro semestre de 2015, que fechou com uma queda de 21,6% nos registros de roubo de veículos na capital. O recuo em relação aos furtos foi de 15%, sempre no comparativo com o mesmo período de 2014.

Também há queda em outros indicadores de crimes contra o patrimônio. Em relação ao comércio, por exemplo, o recuo foi de 23% no registro de ocorrências de roubo na capital. Em relação aos furtos nos estabelecimentos comerciais, a baixa chegou a 22,6% no mesmo período, conforme divulgado na semana passada pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Veículos recuperados

Enquanto o recuo nas ocorrências se consolida, permanece alto o índice de recuperação de veículos furtados e roubados em Goiânia. Desde o início do ano, foram recuperadas 3.669 unidades – o que representa 72% do total, ou 7 de cada 10 veículos furtados ou roubados.

As ações policiais também têm colaborado com esta redução. Somente nos oito primeiros meses do ano foram realizadas 20.261 operações policiais em Goiânia. Uma delas, feita pela Polícia Militar na última terça-feira (15/9), resultou na apreensão de dois menores de idade que agiam no roubo de residências e de veículos na capital e em Aparecida de Goiânia. Com o encaminhamento de ambos para a Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), foram identificadas duas vítimas que tiveram o veículo roubados em Goiânia esta semana: uma no Setor Faiçalville e outra no Parque Amazônia.

Já no último dia 3, a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) desencadeou a Operação Consanguíneos, que culminou na prisão de 12 criminosos especializados em furtos e roubos de veículos e de cargas. O chefe do bando foi preso no Setor Morada do Sol e, segundo o delegado José Antonio de Podestá Neto, agia com a esposa, a irmã e sobrinhos.

Também nesta sexta-feira (18/9), a Polícia Civil apresentou o resultado de outra operação, na qual foi desbaratada uma quadrilha que agia no furto e roubo de veículos, homicídios e tráfico de drogas. Com o bando, foram encontrados oitos veículos, além de armamento pesado e chave de veículos que há haviam sido desmanchados.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo