FOCCO alinha estratégias e define metas para novo mandato da CGE
Encontro na CGU/GO reuniu representantes de 15 instituições para fortalecer ações integradas de combate à corrupção
Os integrantes do Fórum Goiano de Combate à Corrupção (FOCCO) se reuniram, na última sexta-feira (8/8), na sede da Controladoria-Geral da União em Goiás, para deliberarem sobre a atuação do Fórum. O encontro foi um importante momento de integração entre os órgãos de controle e fiscalização, que definiram seis objetivos para o mandato da CGE, reeleita para a Presidência do grupo no biênio 2025/2026.
“O objetivo central do Fórum é criar estratégias que fortaleçam a transparência e integridade na gestão do Estado. Então todos os objetivos secundários são traçados no sentido de entregar esse modelo de gestão ao cidadão”, esclareceu o secretário-chefe da CGE-GO e atual presidente do FOCCO, Marcos Tadeu de Andrade.
Os objetivos definidos foram os seguintes: o fortalecimento da união, articulação e engajamento institucional do Fórum; a criação de uma identidade institucional e fortalecimento da comunicação externa; o fomento à produção de conhecimento técnico e científico interinstitucional; o compartilhamento de conhecimentos, evitando retrabalho em temas semelhantes; a integração de projetos e ações com temas comuns; e a realização de pelo menos uma grande entrega institucional conjunta.
A programação ainda contou com apresentação de duas consultorias realizadas pela CGE: uma auditoria de assessoramento do Projeto Bombeiro Mirim (Proebom), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, voltada à formação cidadã e prevenção social; e a segunda sobre uma consultoria de Gestão de Riscos em Contratações Públicas, com foco em maior segurança e eficiência nos processos de aquisição.
Participantes
A reunião ordinária do Focco contou com presença de 21 membros, representantes de 15 instituições, incluindo a CGE: Controladoria-Geral do Município (CGM); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO); Ministério Público de Goiás (MP-GO); Advocacia-Geral da União em Goiás (AGU); Tribunal de Contas da União (TCU); Procuradoria-Geral do Município (PGM Goiânia); Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Controladoria-Geral da União (CGU); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO); Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO); e Ministério Público do Trabalho (MPT).
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás







