Filarmônica apresentará concerto com pianista carioca Jean Steuerman

O renomado pianista Jean Louis Steuerman é o músico convidado do concerto que a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresentará no próximo dia 24 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).  O espetáculo começa às 20h30, com entrada gratuita, mas haverá retirada de ingressos já disponíveis na recepção do CCON, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Sob regência do maestro Neil Thomson,  Steurman executará o Concerto para Piano nº 2, do compositor russo Sergei Rachmaninoff.  A obra, escrita em 1900, foi adaptada por vários artistas como Frank Sinatra, Billy Joel e Celine Dion. A canção popular estadunidense, All by Myself, por exemplo, é um arranjo temático do segundo movimento deste concerto.

A composição também está presente em diversas trilhas sonoras de clássicos de Hollywood.  Durante os cerca de trinta minutos da música, o ouvinte cinéfilo poderá reconhecer vários trechos que fazem parte da trilha sonora dos filmes Em Algum lugar do passadoGrande Hotel e O pecado mora ao lado. O programa da noite traz também a peça A Retirada da Laguna, do compositor carioca Guerra Peixe. A música retrata momentos da Guerra do Paraguai e combina movimentos festivos com outros dramáticos e melancólicos.

O Solista

Jean Louis Steuerman ganhou grande reconhecimento como solista e recitalista internacional depois de conquistar, em 1972, o segundo lugar no Concurso Johann Sebastian Bach, em Leipzig. Ele se apresentou como solista com a London Symphony sob regência de Claudio Abbado, com a Royal Philharmonic sob a batuta de Lord Menuhin e Vladimir Ashkenazy (com que tocou o Concerto de Britten no Festival de Atenas).

Apresentou-se também com a English Chamber, Hallé, Royal Liverpool Philharmonic, City of Birmingham Symphony Orchestra e a Bournemouth Sinfonietta. O músico fez ainda grandes turnês na Europa, América do Norte e Japão, apresentando-se nas principais séries de recitais. Como camerista, tem tocado com alguns dos mais renomados músicos internacionais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo