Ética e Felicidade: Uma combinação de Atitude

Missão especial do projeto Estudantes de Atitude foi lançada nesta segunda (08/5). A novidade é que todas as escolas da rede pública do Estado, mesmo as não inscritas no programa, podem participar

A missão especial da edição 2023 do projeto Estudantes de Atitude, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) foi divulgada na manhã desta segunda-feira (08/5), durante uma live no canal oficial do Youtube da CGE. Os participantes precisam descobrir qual é o grau de felicidade da comunidade escolar, por meio da pesquisa Felicidade Interna Bruta (FIB) em suas escolas. 

O questionário deve ser respondido de forma on-line pelo site www.fibnaescola.com.br. No mesmo canal, também foi disponibilizada uma campanha para ajudar os estudantes a engajar a pesquisa em sua escola. Trata-se de uma atividade fácil e divertida, que pode ser realizada por todos os estudantes, equipe pedagógica e gestores das escolas públicas de Goiás, inscritos ou não no projeto Estudantes de Atitude.

Para os participantes inscritos no projeto em formato gamificado, a missão deve ser realizada até 19 de maio e os times que completá-la receberão até 150 pontos. Essa pontuação será proporcional ao número de questionários respondidos, que são individuais. Ou seja, as equipes garantem pontuação máxima ao atingirem o número de pesquisas respondidas igual ou superior ao número de alunos inscritos no sistema no dia 08 de maio. 

Mas você sabe o que é FIB?

Para entender, reflita primeiro se é possível ser feliz e ao mesmo tempo ignorar a ética. Você consegue separar sua busca por felicidade de valores como justiça, respeito e solidariedade? Esses valores éticos criam condições para uma vida mais equilibrada e harmoniosa com outras pessoas e com o meio ambiente. A ética não é apenas uma questão de moralidade, mas também de como buscamos o bem estar pessoal e social. Quando agimos com ética, contribuímos para uma sociedade mais feliz e saudável.

E para medir essa felicidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou um indicador chamado Felicidade Interna Bruta, ou apenas FIB. Ele é gerado para mostrar cientificamente a felicidade e o bem-estar geral da população. Foi criado como uma forma de complementar as medidas já tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para medir o desenvolvimento de uma nação.

A medida informa os atuais níveis de satisfação humana, de forma dinâmica e também trazendo informações importantes para a política governamental, por meio de 72 indicadores, que cobrem nove dimensões, consideradas os principais componentes da felicidade e bem-estar. São elas: Bem-estar Psicológico; Uso do Tempo; Vitalidade da Comunidade; Cultura; Saúde; Educação; Diversidade do Meio Ambiente; Padrão de Vida e Governança.

E aí, como está a sua FIB?

Para entender mais e responder a pesquisa, acesse o site fibnaescola.com.br. Além do formulário, o site oferece modelos de cartazes e posts para whatsapp, convidando a comunidade escolar a participar e um link para acompanhamento do desempenho de cada escola. Até esta publicação, o site contabilizava 4.400 formulários preenchidos em 40 unidades de ensino de diferentes regiões do Estado.
 

Comunicação setorial CGE – Com informações ONU

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo