Etapas municipais e regionais da Consocial têm resultado positivo
Após a realização de cinco etapas regionais e seis municipais da Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial), com participação de pessoas das diversas regiões do Estado, o resultado é muito positivo, segundo avaliação do secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira. Conforme disse, os participantes demonstraram grande interesse, ensejando discussões de alto nível, com elaboração de propostas consistentes para serem debatidas na Conferência estadual. Também foram eleitos 250 delegados para este evento que está marcado para os dias 1º e 2 de dezembro em Goiânia.
De setembro a novembro foram realizadas cinco etapas regionais (Itaberaí, Palmeiras de Goiás, Itumbiara, Alexânia e Rialma) e seis municipais (Mossâmedes, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Porangatu, Valparaíso e Goiânia). Para esses 11 eventos 1.763 pessoas fizeram inscrições e tiveram efetiva participação nas discussões. Considerando também o comparecimento de lideranças políticas, empresariais e religiosas, de dirigentes e representantes de outros segmentos organizados da sociedade, mais de 2 mil pessoas estiveram envolvidas nas discussões relacionadas a transparência e controle do setor público pela sociedade.
Propostas
Das 11 etapas da Consocial nas regiões e municípios, foram retiradas mais de duas centenas de propostas para serem discutidas na etapa estadual, por 211 delegados eleitos nas fases municipais e regionais. De todas essas propostas, 20 serão priorizadas para serem apresentadas e defendidas na Consocial nacional, a ser realizada em Brasília em maio do próximo ano. Para a etapa de Brasília, Goiás poderá indicar 47 delegados, que serão eleitos na Consocial estadual.
Na preparação e realização da Consocial em Goiás, a Controladoria Geral do Estado contou com apoio dos municípios, da Controladoria Geral da União em Goiás, do Sebrae-Goiás, do Tribunal de Contas dos Municípios, da Associação Goiana de Municípios, da Federação Goiana de Municípios e de diversos órgãos do governo estadual, além de entidades organizadas da iniciativa privada e do terceiro setor.
(CGE – 3201-5372)