Estudantes de Atitude concorre a prêmio internacional de participação cidadã

O projeto Estudantes de Atitude, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) concorre na categoria Cidadania da 17ª edição do prêmio Boas Práticas em Participação Cidadã, realizado pelo Observatório Internacional sobre Democracia Participativa (OIDP). 

O prêmio é realizado anualmente em reconhecimento às experiências bem-sucedidas e políticas públicas de participação cidadã, engajamento comunitário, inovação democrática, deliberação pública e governo aberto. As indicações dos participantes serão avaliadas por um júri especializado e em avaliação aberta por meio da plataforma online ‘Participe do OIDP’. 

Na categoria Cidadania, serão avaliadas iniciativas associadas à educação cívica e outras ações que reforcem a democracia local. No projeto da CGE, essas ações ocorrem dentro das escolas da rede estadual de ensino, colocando os alunos como protagonistas na construção de um ambiente escolar melhor.

Por meio de uma competição gamificada, os estudantes são estimulados a exercer práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção. Eles exercem seus direitos de cidadãos a cada etapa da competição, como a formação do time, auditoria cívica, até o desafio final e execução de seus projetos. 

O resultado vai além de solucionar demandas estruturais da escola, resultando em maior envolvimento dos alunos com toda a comunidade escolar, com a gestão e conservação da escola. “Os alunos desenvolvem o senso de pertencimento e responsabilidade, entendendo o papel de cada um no bom funcionamento da escola”, avalia o controlador-geral, Henrique Ziller.

Desde que foi criado, em 2019, o projeto Estudantes de Atitude obteve consideráveis resultados que refletem o sucesso e alcance da iniciativa. Entre 2019 e 2022, pouco mais de mil escolas foram atendidas pelas iniciativas do projeto, com envolvimento de mais de 32 mil alunos e 1,9 mil professores de 171 municípios goianos. Em 2023, o projeto superou as expectativas. Esta única edição, teve 780 escolas inscritas. São quase 39 mil alunos e mais de 2 mil professores engajados em 219 municípios goianos.

OIDP – O Observatório Internacional sobre Democracia Participativa é uma rede de mais de mil cidades de todo o mundo, entidades, organizações e centros de investigação que propõem conhecer, trocar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para consolidar a democracia no governo das cidades.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo