Equipes da CGE preparam Plano Anual de Controle 2026 

Documento norteia as atividades de controle na gestão estadual neste ano e estará disponível em breve no site da CGE 

As equipes da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) estão finalizando o Plano Anual das Ações de Controle (PAAC 2026). Nos últimos dias, os servidores têm se reunido periodicamente para traçar a melhor estratégia para este ano. Tal documento é um importante norteador das ações de controle, como auditorias e inspeções nas principais pastas do Poder Executivo estadual, planejadas para o exercício de cada ano.   

“A Controladoria é o órgão responsável por tomar as providências necessárias à defesa do patrimônio público. Então este planejamento é essencial para garantir não só a transparência na gestão estadual, mas o seu aprimoramento e sua eficiência”, observou o secretário-chefe da pasta, Marcos Tadeu de Andrade. 

Ao todo, são elaborados quatro documentos: o PAAC Auditoria, sob orientação da Subcontroladoria de Auditoria Interna e Controle da CGE; o PAAC Operações Especiais, da Subcontroladoria de Operações Especiais; o PAAC Seinfra e o PAAC SES, coordenados pelas equipes das Subsecretarias de Controle Interno e Compliance das Secretarias de Infraestrutura e da Saúde, respectivamente.  

Durante as reuniões, todas as lideranças definiram estratégias e metas para cada Plano. O próximo passo é a aprovação pelo secretário-chefe da CGE. Em seguida, o Conselho de Governo de Goiás faz a análise final. O documento aprovado será publicado no site da Controladoria, tanto para conhecimento público, quanto para consultas e controle dos servidores e colaboradores de cada área. 

O PAAC será executado pelos servidores da Controladoria e conterá ações de controle prioritárias a serem empreendidas pela CGE, considerando as diretrizes estratégicas do chefe do Poder Executivo Estadual, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), os riscos significativos a que os órgãos estão expostos, a complexidade do negócio, materialidade, relevância e criticidade, recursos intelectuais, materiais, logísticos e financeiros disponíveis, entre outras informações. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão