Enem Express chega à sua última semana com a garantia de continuidade

Cerca de 5 mil alunos do 3º ano do Ensino Médio de 68 escolas da rede estadual de Goiânia participaram na quarta-feira (21/10) de dois aulões do Enem Express, que retornou à Capital já em seus últimos dias de apresentações. O palco dos dois encontros, pela manhã e a noite, foi o Ginásio Rio Vermelho, no Centro da cidade. No período da manhã foram atendidos 3.500 estudantes de 38 instituições de ensino e à noite 1.500 alunos de 30 colégios.

Lançado no dia 21 de setembro com o objetivo de preparar ainda mais os estudantes da rede estadual de ensino para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o projeto chegou a 47 mil alunos em todo o Estado. Em 24 dias foram 43 apresentações em 25 municípios distintos, mas recebendo alunos de municípios vizinhos.

Segundo o professor Marcelo Jerônimo, superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação, responsável pela execução do projeto ao lado do superintendente executivo de Educação Marcos das Neves, o projeto foi levado aos 66 mil alunos que hoje cursam o 3º ano do Ensino Médio na rede pública estadual. Destes, 47 mil estão inscritos no Enem. “Por meio das Subsecretarias fizemos chegar aos 19 mil jovens que não puderam participar dos aulões todo o material didático utilizado no Enem Express. Também disponibilizamos no site da Seduce as resoluções das apostilas e uma série de exercícios online, que contribuem para preparar melhor estes estudantes para o exame nacional”.

Continuidade

Pelo sucesso da primeira edição do evento, que mobilizou milhares de alunos e centenas de professores em todo o Estado, a secretária Raquel Teixeira garantiu aos estudantes nesta quarta-feira, no Ginásio Rio Vermelho, que o projeto terá continuidade em 2016. Raquel lembrou aos quase 3.500 jovens presentes no local, no período da manhã, que o Ensino Médio completo é a única blindagem real contra a pobreza e destacou que não há outro caminho senão o estudo para aqueles que querem conquistar um bom lugar no mercado de trabalho. “É claro que tudo na vida depende de oportunidade também e é isso que o Governo de Goiás, por meio da Seduce, está dando a cada aluno do Ensino Médio na rede pública”.

A secretária pediu empenho dos alunos também nas provas do Saego (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás), que serão aplicadas no dia 4 de novembro. “O Saego não é passaporte para a universidade como o Enem, mas é fundamental para que possamos criar instrumentos para melhorar a qualidade do ensino”, ressaltou.

O Enem Express vem sendo realizado desde o dia 21 de setembro e termina nesta sexta-feira (23/10). Na primeira semana da maratona foram seis apresentações em Goiânia em apenas dois dias. Em Anápolis foram três, totalizando nestes dois municípios cerca de 8.200 estudantes. A segunda semana começou por Aparecida de Goiânia, com a participação de mais de 2 mil alunos, e passou por Trindade e Inhumas. Já em outubro chegou aos municípios de Jataí, Rio Verde, Mineiros, Quirinópolis, Itumbiara, Goiatuba, Caldas Novas, Morrinhos, Piracanjuba, Silvânia, Luziânia, Planaltina, Goianésia, Ceres, Uruaçu, Catalão e Palmeiras. Inhumas, na sexta-feira, 23/10, encerra oficialmente o projeto com a participação de 500 estudantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo