Encontro do Projeto Farol sobre riscos das drogas será em Anápolis na segunda

Na próxima segunda-feira (9/5), das 8 às 17 horas, Anápolis sediará o I Encontro do Projeto Farol, a ser realizado no Salão de Festas da Paróquia São Francisco de Assis, Av. Dom Prudêncio, 360, Bairro Jundiaí. O evento é uma realização do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) em parceria com a Superintendência dos Direitos Humanos (Supex) da Secretaria Cidadã. O objetivo é proporcionar aos educadores das redes de ensino estadual e municipal informações básicas quanto ao risco das droga na infância e juventude.

Para abrir a programação, foi convidado o psiquiatra e especialista em dependência química e saúde pública, e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas de Minas Gerais, e também coordenador geral do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas, Aloísio Andrade. O público alvo são diretores, vice-diretores, coordenadores e psicopedagogos das redes municipal e estadual de ensino, de Anápolis.

“Eles terão oportunidade de receber informações, interagir com os técnicos e aprender a lidar com possíveis sinais e sintomas que podem levar ao consumo indiscriminado de substâncias psicoativas” explicou a Diretora Geral do Geed, Ivânia Fernandes. Além disso, os profissionais da educação terão noções sobre transtornos mentais na infância e adolescência e seus efeitos nocivos quanto ao uso de substâncias psicoativas, bem como sobre prevenção primária, secundária e terciária.

Importância

A proposta é que o Projeto Farol tenha continuidade em Anápolis até novembro, através de quatro encontros intercalados nos meses de maio, junho, setembro e novembro/2016. Ivânia Fernandes entende que “a escola é um espaço de construção e consolidação de vínculos entre alunos e educadores. A escola é o primeiro lugar onde a criança e/ou o adolescente estabelecerão novo contato com o mundo. A complexidade do século XXI exige dos professores uma nova postura pessoal, profissional e coletiva.

O evento do Geed busca apoiar a compreensão dessa complexidade e a importância para que os educadores estejam preparados para identificar os diversos tipos de comportamentos de seus alunos e tomar a decisão mais adequada no entendimento e orientação dos alunos.

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