Embaixadores da Cidadania avança para 2ª fase

A primeira fase da 4ª edição do programa Embaixadores da Cidadania foi concluída com sucesso. Para marcar a transição de etapas, uma transmissão virtual foi realizada no canal de YouTube da CGE na última quarta-feira (11/10), com participação do controlador-geral Henrique Ziller; da gerente de Educação Cidadã da CGE, Gabriella Pio; da Diretora dos Programas para a Juventude da OVG, Rúbia Prado; e da professora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da UFG, Jéssica Traguetto.

Além dos resultados da 1ª etapa, os participantes que acompanharam a transmissão foram orientados sobre a próxima fase, que é opcional e oferecerá certificado de 120 horas aos concluintes, além de prêmios para os dez melhores projetos. 

Sobre o Embaixadores da Cidadania – é um programa de capacitação e certificação conduzido pelo Estado de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), com apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo um dos programas de extensão Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da universidade.

Na edição 2023, o programa recebeu mais de 5 mil inscrições e 82% deste total de inscritos concluíram a fase de capacitação, que consistiu em cursos sobre conceitos básicos de Democracia, Cidadania e conhecimentos específicos sobre transparência, ouvidoria, políticas e obras públicas. Os cursos foram realizados de forma online durante um mês e os participantes receberam certificação de 40 horas, emitida pela UFG.

Com isso, uma turma de 1.786 cidadãos, de 168 municípios goianos, está apta a participar da 2ª etapa do programa. “Ela envolve a seleção, planejamento, execução e premiação de iniciativas de impacto social. É o momento de colocar todo o conhecimento adquirido em prática nas comunidades e municípios. E a nossa orientação é que apresentem ideias de ações viáveis, que pensem em projetos possíveis de serem executados”, explicou Gabriella Pio.

Os interessados em participar deste momento tiveram que inscrever suas ideias no portal do programa. Elas estão em fase de avaliação e os escolhidos devem executar e apresentar seus resultados na plataforma do Programa Embaixadores da Cidadania até o dia 12 de novembro. Eles serão avaliados de acordo com o que conseguirem executar, desde a elaboração dos projetos à sua realização e resultados apresentados. Os critérios a serem avaliados estão disponíveis no edital do programa, na página https://embaixadoresdacidadania.go.gov.br/.

Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios para as 10 ideias que apresentarem os melhores resultados. Mas o prêmio é apenas uma forma de reconhecer e incentivar cada vez mais ações de cidadãos engajados. 

“Nossa preocupação principal é conscientizar para a necessidade de participar ativamente da vida pública. Em particular, no acompanhamento do gasto público do Estado de maneira ampla. Sejam as prefeituras, governo federal e cada um dos órgãos públicos. Esse dinheiro tem que ser gasto a favor do cidadão, na execução de políticas públicas de qualidade”, explicou Henrique Ziller.  

DADOS DO PROGRAMA – Os quase 2 mil cidadãos concluintes da 2ª etapa do programa estão distribuídos em 168 municípios goianos. Eles têm, majoritariamente, entre 21 a 30 anos de idade. Mas abrangem um grupo bem diverso, com participantes desde 16 até 75 anos. Outro detalhe é a grande participação feminina, que correspondem a 79,7% dos concluintes. Já o nível de escolaridade vai do Ensino Fundamental ao Doutorado, com maior concentração entre pessoas de Ensino Médio completo e Superior incompleto.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo