Controladoria Geral da União se torna membro do Conaci

Os integrantes do Conselho Nacional de Controle Interno aprovaram hoje (21/3) durante a 6ª Reunião Técnica, que se realiza em Maceió (AL) a entrada da Controladoria Geral da União (CGU) como membro efetivo do colegiado. Isso tornou-se possível com a alteração do Estatuto da entidade que previa anteriormente na composição do Conselho apenas Estados e municípios das capitais. “Após unanimidade dos membros, a entrada da União, por meio do seu órgão de controle interno, vem fortalecer em muito a ação do Conaci”, afirmou a presidente Ângela Silvares. Opinião semelhante foi manifestada pelo secretário-chefe da CGE-Goiás, José Carlos Siqueira, que representa o Estado na reunião. Para ele, a CGU tem amplo conhecimento da área de controle interno e pode oferecer colaborações relevantes aos Estados.

Ainda na manhã de hoje a secretária-adjunta de Modernização e Controle de Metas da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Poliana Santana, discorreu sobre as ações desenvolvidas pelo Estado em busca de melhores indicadores socieconômicos. Ela apresentou detalhes do programa Alagoas tem Pressa, pelo qual as secretarias do governo trabalham em conjunto em torno de projetos estruturantes, visando impulsionar programas sociais de médio e curto prazo, atração de investimentos e fomento ao crescimento de Alagoas, com participação efetiva do controle interno no acompanhamento e no monitoramente das metas.

No período da tarde foi proferida palestra sobre Matriz de Risco para Acompanhamento e Avaliação de Auditorias, pela controladora geral de Alagoas, Rosa Tenório.  Na sequência, houve apresentação de resultados dos levantamentos realizados pelos grupos de trabalho do Conaci, pelo auditor geral do Estado do Rio de Janeiro, Eugênio Manuel da Silva Machado; presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro e pela assessora e auditora do Estado do Espírito Santo, Maria Ivonete Bezerra de Sá Thiebaut.

Na programação de amanhã, o ponto mais relevante deverá ser a palestra do coordenador de gerenciamento financeiro do Banco Mundial, Joseph Kizito, que discorrerá sobre a perspectiva da instituição em relação aos setores de controle interno. Ele vai apresentar aos representantes dos órgãos de controle interno dos Estados brasileiros as possibilidades de apoio financeiro do Banco Mundial para modernização e fortalecimento dos órgãos filiados ao Conaci, por meio da aquisição de equipamentos e capacitação de servidores públicos que atuam neste segmento.

 

6ª Reunião Técnica do Conaci em Maceió

Palestras durante a 6ª Reunião Técnica do Conaci em Maceió

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo