Consultorias do Programa de Compliance Municipal chegam à Chapadão do Céu

A equipe coordenadora do Programa de Compliance Público Municipal (PCM) da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) esteve em Chapadão do Céu, durante esta semana, para dar continuidade à metodologia de consultorias. Nesta etapa, os gestores públicos locais recebem cursos de capacitação e consultorias para a implementação da Gestão de Riscos no município, que é o primeiro eixo temático do programa.

“Trabalhamos os critérios do eixo e a matriz de riscos. Os consultores mostraram como identificar os riscos, propor ações de controle e criar um plano de ação para mitigá-los”, detalhou Gabriella Pio, gerente de Educação Cidadã da CGE.

Ainda de acordo com a gerente, neste primeiro momento, a metodologia do programa determina que os municípios participantes escolham uma área para aplicar a Gestão de Riscos, dentre três opções: Licitações, Convênios ou Contratos. “Chapadão optou por iniciar o trabalho pela Licitação. Então a consultoria foi toda direcionada à gestão de riscos nessa área”, completou Gabriella.

Foram dois dias de consultoria em Chapadão do Céu, entre 26 e 27 de junho. A equipe da CGE foi recepcionada pelo prefeito da cidade, Vinicius Marcondes Camargo Terin, que reafirmou o compromisso de “implementar o Compliance em todas as pastas da administração municipal”. O trabalho foi marcado ainda por uma participação volumosa de secretários. 

“Normalmente, participam mais os servidores e a presença de secretários é pequena. Então foi uma surpresa positiva”, avaliou Gabriella, que contou com o apoio de dois consultores do PCM na capacitação: Flori Madureira, gestor da CGE, e Jorge Morais, auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), um dos parceiros no programa.

PRESENÇAS 

Entre os auxiliares da administração municipal de Chapadão do Céu, participaram o secretário de Finanças e Planejamento, Rodrigo Azeredo; o superintendente de Licitações e Contratos, Ricardo Himuro; o gestor de Contratos, Lauro Dias da Silva; o secretário de Administração, Ludimar Aparecido Pereira da Costa; o superintendente de Saneamento, Rozenildo Apolinário; o secretário de Finanças e Planejamento, Rodrigo Azeredo Costa; responsável Técnico Departamento de TI, Maykom Douglas Tavares Ferreira; a assessora da Procuradoria, Mirella Gutierrez Okumura Bertolaso; a procuradora Karolyne Aparecida Lima Maluf; a controladora interna, Elidiane Pereira Nery; e os fiscais Marcia Regina Ferro Bertolaso, Edna Queiroz, Ana Claudia Azevedo Dias e Dinara Surdi.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo