Consultoria da CGE contribui para aprimorar programa de acolhimento às vítimas de violência
A CGE apresentou um boletim descrevendo os principais pontos de melhorias da Sala Lilás, projeto humanizado da Polícia Técnico-Cientifica
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) concluiu recentemente uma consultoria que visa trazer significativas melhorias ao projeto de acolhimento às vítimas de violência, mais conhecido como “Sala Lilás”. O resultado desse trabalho da CGE foi apresentado na última segunda-feira (24/6) aos órgãos envolvidos no programa.
A Sala Lilás é um projeto coordenado pela superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem por objetivo oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente no momento do exame pericial, em vítimas de violência doméstica, sejam elas mulheres, adolescentes ou crianças.
A CGE adotou uma abordagem abrangente durante a consultoria, realizando uma visita nas salas do programa em Goiânia e Aparecida de Goiânia, ouvindo profissionais da SPTC e da SES, tais como enfermeiras, psicólogas, técnicas de enfermagem e assistentes sociais, além de uma análise documental dos procedimentos vigentes.
Na oportunidade, estiveram presentes no gabinete da CGE o superintendente da Polícia Científica, Ricardo Matos; a chefe de gabinete, Mariana Mota e equipe da CGE-GO.
Um ponto importante reforçado no boletim de consultoria apresentado pela CGE é a facilitação e colaboração com outros órgãos para o aprimoramento do programa, entre eles, a SPTC e PROTEGE, DGPP (Polícia Penal), SES (Saúde) e SEDS (Desenvolvimento Social).
Para a gestora de Finanças e Controle e Auditora-Chefe da CGE, Cintia Villac, as consultorias visam agregar valor à gestão. “Acredito que as recomendações apresentadas nesse trabalho contribuirão significativamente para o aprimoramento do projeto”, destacou.
A Polícia Técnico-Científica de Goiás pretende continuar ajustando os processos de atendimento, sempre buscando adaptar as práticas de acordo com as necessidades das vítimas.
Projeto Sala Lilás
O projeto coordenado pela superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem por objetivo oferecer um atendimento mais humanizado no momento do exame pericial.
Inaugurado em novembro de 2019, a Sala Lilás se tornou um espaço de acolhida a mulheres vítimas de violência e já conta com duas unidades em funcionamento, uma em Goiânia e outra em Aparecida de Goiânia. Além disso, o projeto prevê a implementação de outras duas salas nos municípios de Anápolis e Luziânia.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás