Consocial fortalece consciência crítica da sociedade sobre o poder público

A Conferência sobre Transparência e Controle Social é um instrumento que fortalece a consciência crítica da sociedade em relação à atuação do poder público e ajuda a construir uma nova postura da cidadania brasileira. A afirmação foi feita hoje (21/10) pelo secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, na abertura da etapa municipal da Consocial, realizada no Teatro Municipal, em Anápolis.

O prefeito de Anápolis, Antônio Roberto Gomide, disse que é preciso ter vigilância permanente em relação à utilização dos recursos públicos, banindo de vez as práticas de corrupção tão freqüentes na gestão pública. “O cidadão tem o direito de acompanhar, fiscalizar e cobrar resultados do poder público.

Portanto, iniciativas como esta são louváveis e têm todo apoio da administração municipal, porque imaginamos uma cidade melhor, um Estado e País melhores”, afirmou ele.

Também fizeram pronunciamentos o representante da Controladoria Geral da União em Goiás, Renato Barbosa Medeiros, que falou sobre o projeto da Consocial, que, no País, é coordenada pela CGU. Também estiveram presentes o representante do Tribunal de Contas dos Municípios, José Gustavo Ataíde, secretários municipais, assessores do município e do Estado, vereadores, ex-prefeitos de Anápolis, representantes dos conselhos de políticas públicas e mais de 150 pessoas da comunidade em geral.

Trabalhos

Após a abertura, o professor Jéferson Moreira dos Santos, da Universidade Estadual de Goiás, fez palestra com abordagem dos quatro eixos temáticos da Consocial, sobre os quais os participantes deveriam discutir e formular propostas para serem aprovados e apresentadas na etapa estadual a Conferência, a ser realizada em Goiânia nos dias 1º e 2 de dezembro.

Na etapa seguinte, a superintendente de Combate à Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral do Estado, Maria D’Abadia Borges Brandão, discorreu sobre a dinâmica dos trabalhos, repassando informações sobre a formação de grupos para debate dos eixos temáticos e as regras para indicação de delegados para consocial estadual. No período da tarde, os grupos discutiram, formularam e aprovaram as propostas. Também houve eleição de 20 delegados que representarão Anápolis na etapa estadual.

(CGE – 3201-5372)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo